Veículos de Comunicação

Três Lagoas

População define última etapa do Plano Local de Habitação

A III Etapa precede a audiência pública que está marcada para o dia 6 de novembro

O Departamento de Habitação da Prefeitura de Três Lagoas realiza nesta quinta-feira (15) a III Etapa do Plano Local de Habitação. A reunião que é aberta a toda a população é realizada no salão da Vila Vicentina às 9h, 13h e 15h30. Já às 19 horas a reunião será no CRASE “Coração de Mãe” com a sociedade segmentada. Para esta foram convidados juízes, promotores, delegados, diretores de escolas, sindicalistas, entre outros.

Conforme informou a engenheira da MP Consultoria, responsável pela elaboração, Neiba James Viana Vieira, essas reuniões são necessárias para garantir os direitos dos cidadãos e estudar, planejar e pensar como atender todas as pessoas que precisam de casa.

A III Etapa precede a audiência pública que está marcada para o dia 6 de novembro.

“O Plano está em desenvolvimento para resolver os problemas de habitação em Três Lagoas. E a população é participativa. Só é cidadão quem participa da construção e discussão da cidade”, comentou Neiba.

O três-lagoense José Rodrigues, de 40 anos, concorda com a engenheira. Para ele, que participou do primeiro encontro do dia, essas reuniões servem para entender o que está acontecendo nos investimentos e administração da cidade.

“Muitos criticam, pois não sabem como está o andamento das coisas. Participar do desenvolvimento é muito importante”, explicou Rodrigues.

Comunidade envolvida

O Plano Local de Habitação de Interesse Social do Município de Três Lagoas: Comunidade envolvida e informada pela melhoria de sua cidade, vem para responder questões como: Quantas casas serão construídas para sanar o déficit habitacional? Quem vai construir? De onde sairá o dinheiro? Quem irá receber a casa primeiro?

Para responder essas questões o grupo de trabalho do Plano, que é formado por vários seguimentos públicos, decidiu que antes da audiência pública o Plano seria dividido em três etapas para a formulação com a população.

As etapas são:

– Proposta Metodológica: Decide o melhor jeito de fazer o Plano;

– Diagnóstico: Estuda todos os problemas de habitação que o Plano terá que resolver;

– Estratégia de Ação: Decide como enfrentar e quais as formas de resolver os problemas da falta de habitação.

Três Lagoas é atualmente o quarto município em população de Mato Grosso do Sul. Com a vinda das indústrias e, consequentemente com o aumento nas vagas de trabalho, a cidade sofreu nos últimos anos uma valorização imobiliária devido à migração populacional.

Atualmente o déficit habitacional é de 2.357 casas, sendo 2.109 só na área urbana. Números como esses devem ser discutidos e examinados junto à população.

“Temos que conhecer a realidade para podermos concluir o Plano”, afirmou Neiba.

Dentre a pauta da reunião desta III Etapa está também a habitação em locais irregulares, sem escritura, e áreas urbanas ociosas. Além da melhor maneira de um planejamento em infra-estrutura (água, luz e drenagem), e a melhor maneira de construir preservando nascentes e córregos.