Veículos de Comunicação

Três Lagoas

População tem onde descartar pilhas e baterias inutilizadas

Postos de coletas foram montados nos supermercados Nova Estrela e Passarelli

A partir de hoje (6), a população três-lagoense terá local apropriado para o descarte de pilhas, baterias e lâmpadas inutilizadas. O projeto “Ecotroca”, uma parceria entre Secretaria de Meio Ambiente, Companhia Energética de São Paulo, Mabel e duas redes de supermercados, foi lançado na noite de ontem (5) e deverá atender moradores como a secretária Edkeny Mariana Miranda de Queiroz, de 27 anos.

Na casa de Mariana, uma gaveta inteira do guarda-roupas é destinada apenas para o estoque de pilhas e baterias de celulares velhas. “Tenho um monte de pilhas e baterias de celulares em desuso em casa. Sei que não posso jogar tudo no lixo, pois se trata de produtos altamente prejudiciais ao meio ambiente. Em contrapartida, minha casa está lotada”.

Mas, os “pontos de estoque” não se restringem apenas ao guarda-roupa. Mariana conta que também tem pilhas no armário da cozinha e distribuídas em “porta trecos” pela casa. “No sítio, também temos o costume de deixar as lâmpadas queimadas dentro de uma caixa”, completa.

Informada pela reportagem do Projeto Ecotroca, Mariana ficou entusiasmada. “A iniciativa é ótima, porque nos dizem que não podemos jogar no lixo, mas também não nos mostravam outra alternativa. E ainda irá ter bolacha?!”, brinca.
No entanto, casos como o de Mariana são exceção, e não regra. Hoje, boa parte das pilhas, baterias e lâmpadas são descartadas pela população diariamente no lixo doméstico. E é este público que o projeto Ecotroca, pioneiro em Mato Grosso do Sul pretende atingir.

Desde a semana passada, biólogas da Cesp e técnicos do Meio Ambiente estão percorrendo escolas para apresentar o projeto. A iniciativa visa conscientizar as crianças sobre a importância do descarte correto dos três tipos de material. Os biscoitos, cedidos pela Mabel, também serão utilizados como um atrativo à comunidade. Até que todos tenham criado o habito de recorrerem aos postos de coleta.

Conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente, o Ecotroca foi baseado no projeto já realizado dentro da Cesp – o Ecotime -, que há certo tempo vem realizado a coleta seletiva destes produtos. “O nosso trabalho foi transportar o projeto para um ambiente maior [o Município] e buscar parceiros, que conseguimos com facilidade”, explica o secretário, Cristovam Canela.

No Ecotroca, os pontos de coletas foram montados nos supermercados Passarelli e Nova Estrela, o transporte do material será realizado com o apoio da Cesp, e os biscoitos serão doados pela Mabel.

Todo material coletado em Três Lagoas terá dois destinos: a empresa Recicle, em Santa Catarina, onde as lâmpadas serão descontaminadas e recicladas; e a Áudio e Vídeo Eletrônica (Sonny), onde pilhas e baterias serão recarregadas.