Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Postos de Saúde não funcionarão mais no período noturno

A medida foi tomada devido à baixa procura pelo atendimento à noite

A prefeita Simone Tebet (PMDB) também aproveitou a coletiva para anunciar a mudança de horário em três postos de saúde da Cidade. A partir desta semana, as unidades dos bairros Interlagos, Panapungá e São Carlos, não deverão mais atender no período noturno.

De acordo com ela, a medida foi tomada devido à baixa procura pelo atendimento à noite. “A decisão da abertura destas unidades no período noturno [até às 22 horas] foi tomada em 2007, quando a Cidade enfrentava uma epidemia de dengue. Desde aquela época, era uma medida provisória. No entanto, com a vinda a construção das indústrias da International Paper (IP) e Votorantim Celulose e Papel (VCP) adiamos este retorno ao atendimento normal, já que tínhamos aqui 13 mil trabalhadores. Agora, não há necessidade de mantê-los abertos. Não temos demanda”.

A prefeita explicou que boa parte dos atendimentos realizada à noite é de média complexidade e não poderia ser feita naquelas unidades. “As pessoas só procuram a saúde à noite quando o caso é grave e casos graves só são atendidos no PAB ou no hospital”.

Além disso, a prefeita disse que o fechamento dos postos no período noturno gerará economia ao Município e que será revertida para outros postos de saúde em fase de implantação. “É importante deixar claro o atendimento integral nestes postos continua. Atendimento integral é das 8h às 18 horas e não à noite. Além disso, com esta economia conseguiremos inaugurar mais três postos de saúde nos próximos meses e outros dois até o fim deste ano.

Com isto, 85% da população estará coberta com os Posto de Saúde da Família (PSFs)”.

As unidades de saúde a serem inauguradas deverão atender a população dos bairros Interlagos, Vila Piloto e Maristela.