Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Postos de saúde são notificados pelos bombeiros

Todas as unidades de saúde, incluindo PAB e Clínica da Mulher, receberam laudo de exigências

Todos os postos de saúde do Município foram notificados pelo Corpo de Bombeiros para se adequarem às regras de prevenção contra incêndio e pânico. Os laudos de exigência foram despachados durante a realização da Operação Saúde, desencadeada pela corporação no começo do mês, em todo Mato Grosso do Sul, por determinação do Comando Geral dos Bombeiros.


Segundo o subcomandante do 5º Grupamento dos Bombeiros, o capitão André Delai Rufato, responsável pelas vistorias técnicas, nos meses de março e abril, os bombeiros vistoriaram dois hospitais, duas clínicas particulares e 14 unidades de saúde municipais, incluindo Clinica da Mulher, Pronto Atendimento Básico e Secretaria de Saúde. No entanto, o resultado foi assustador: em todos os locais foram encontradas irregularidades.


Nos dois hospitais existentes (Regional da Unimed e Nossa Senhora Auxiliadora), por exemplo, a corporação detectou a falta de projetos de proteção e prevenção contra incêndio e pânico (PPCIP), exigido por Lei. A fiscalização nos hospitais aconteceu na segunda quinzena de março.


Porém, na mesma situação também se encontram a Clínica da Mulher, o PAB e outras unidades municipais de maior porte, como o prédio da Secretaria de Saúde, na rua Manoel Rodrigues Artez. Em todos os prédios, os bombeiros também detectaram a falta do PPCIP.


“Em muitos dos locais vistoriados, nós encontramos os equipamentos de segurança necessários. No entanto, sem o projeto, a vistoria nem chega a ser feita. É por meio dele, que nós fiscalizamos se há o número de extintores necessários, se as saídas de emergência possuem a largura ideal ou até mesmo se a iluminação de emergência está nos pontos necessários, entre outros fatores”, disse.


Já nas unidades de saúde, de menor porte, os laudos de exigências se referiam, na maioria das vezes, à implantação de mais extintores, validade do equipamento, instalação e troca de lâmpadas de emergência.


Todos os laudos foram assinados e entregues na Secretaria Municipal de Saúde, que possui um prazo de 10 a 30 dias (dependendo da situação de cada posto notificado) para se readequar às exigências dos bombeiros.

HOTELARIA

Já no final deste mês, o setor de hospedagem será alvo das vistorias do Corpo de Bombeiros. A “Operação Hospedagem” foi deflagrada nesta semana, em todas as unidades do Corpo de Bombeiros do Estado. O objetivo da ação é verificar as condições de segurança em hotéis, motéis, pousadas, pensionatos e albergues do Estado. Em Campo Grande, a equipe de vistorias deverá percorrer cerca de 160 estabelecimentos.


Já em Três Lagoas, o número de pontos a serem fiscalizados ainda está em fase de levantamento.


De acordo com Rufato, o objetivo é percorrer os estabelecimentos que ainda não foram vistoriados pelos bombeiros durante a operação realizada no ano passado. Em 2008, 18 estabelecimentos foram vistoriados pelos bombeiros. Boa parte deles acabou notificada. (R.P)