Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Prefeita afirma que não há erro no relógio da Cidade

Ela garante que apesar do número quatro estar escrito IIII e não IV não existe nenhum erro a ser corrigido

Em resposta ao questionamento  “IIII: que hora é essa?”, publicada como Foto do Dia, na edição do dia 20 de Agosto do Jornal do Povo, sobre o relógio da Cidade, a prefeita Simone Tebet, resolveu pesquisar sobre o assunto e encaminhou informações de um estudioso sobre o assunto. Ela garante que apesar do número quatro estar escrito IIII e não IV, conforme estabelece a regra dos algarismos romanos, não existe nenhum erro a ser corrigido.

A prefeita citou como referência a Associação Brasileira de Colecionadores e Restauradores de Relógio. Segundo um dos conselheiros da entidade, Mauro Luccini, no começo da história da escrita, os primeiros nove números inteiros eram anotados pela repetição de traços verticais.

Uma das teorias defendidas pelo estudioso é de que a composição para os números romanos era diferente da que conhecemos hoje e o 4 era representado por IIII e o 9 por VIIII, diferente da forma que hoje é ensinada, envolvendo o sistema “aditivo/subtrativo”. A nova formação dos números romanos foi raramente usado por eles durante a Idade Média. Em meados do século XV são encontradas as primeiras menções do número 9 como IX.

De acordo com o pesquisador, com a utilização do novo sistema para a formação dos números romanos, a utilização do número 4 na forma de IIII foi mantida exclusivamente para os mostradores de relógios. “A decisão deve ter sido tomada levando em consideração o equilíbrio visual dos antigos artesão relojeiros”, afirma.