Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Prefeita assina pacto de enfrentamento à violência

Onze municípios do Estado, incluindo Três Lagoas, assinaram o mesmo documento

A prefeita Simone Tebet, nas comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, promovidas pelo governo do Estado, nesta semana na Capital, assinou o pacto pelo enfrentamento à violência contra a mulher e o termo de doação de equipamentos para as coordenadorias municipais das políticas públicas para as mulheres.
Na solenidade, estava a ministra Nilcéia Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, o governador André Puccinelli, senador Delcídio do Amaral e as vereadoras de Três Lagoas, Marisa Rocha de Andrade e Vera Helena Arsioli Pinho.
Onze municípios do Estado, incluindo Três Lagoas, assinaram o mesmo documento, que possui quatro eixos de atuação e 40 ações já definidas e especificamente direcionadas para a mulher. Entre elas, estão obras de construção, reforma e reestruturação e ampliação dos serviços destinados à mulher; a capacitação de profissionais e agentes públicos que se dediquem ao combate à violência contra a mulher; campanhas de combate à violência, saúde da mulher, direitos sexuais e reprodutivos, combate ao tráfico de drogas e exploração sexual da mulher; e o desenvolvimento de estudos e pesquisas que venham a resultar na melhoria da qualidade de vida da mulher.
“Já estamos implementado o pacto em Mato Grosso do Sul e este ato é apenas a formalização de todo o processo do trabalho que iremos incrementar. É o resultado do trabalho de 11 Ministérios”, ressaltou a ministra Nilcéia.
“Foi um encontro muito proveitoso, pois podemos discutir ações importantes para consolidar cada vez mais os direitos das mulheres e já temos inclusive alguns projetos para implementar em Três Lagoas”, afirmou a vereadora Vera Helena.
A vereadora Marisa Rocha também destacou a importância do projeto. “Nós já temos muitos órgãos voltados para o atendimento à mulher e este encontro serviu para que novas idéias e ações sejam colocadas em prática na nossa cidade”, finalizou.
Falando em nome das prefeitas, Simone Tebet, mencionou as conquistas adquiridas pelas mulheres ao longo dos séculos. “O que temos hoje foi conquistado a muitas penas, com muita luta, suor e até mesmo com vidas. Mulheres corajosas e anônimas lutaram muito para que pudéssemos votar e ser votadas. Hoje não somos apenas mães, filhas, donas de casa, estamos nas ruas, nos movimentos sociais, no serviço público e também na vida pública como prefeitas, deputadas e governadoras”, destacou.