Veículos de Comunicação

Meio Ambiente

Prefeitura já limpou 320 terrenos sujos em Três Lagoas

Os proprietários dos terrenos sujos vão precisar arcar com as despesas da Administração Pública pagando pela taxa de serviço

Os proprietários dos terrenos sujos vão precisar arcar com as despesas da Administração Pública pagando pela taxa de serviço - Divulgação/Assessoria
Os proprietários dos terrenos sujos vão precisar arcar com as despesas da Administração Pública pagando pela taxa de serviço - Divulgação/Assessoria

Cerca de 140 mil m² de terrenos sujos já foram limpos pela Prefeitura Municipal de Três Lagoas, desde o início do trabalho de roçada de mato das áreas que já foram notificadas anteriormente e os proprietários não providenciaram a faxina do terreno.

O trabalho está sendo realizado por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Seintra), e o objetivo da ação é melhorar o bem-estar da população, evitando a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e, principalmente, a infestação de animais peçonhentos que podem causar danos irreversíveis a todos os Munícipes.

De acordo com o diretor do Departamento de Fiscalização de Obras, Gustavo Wenzel, as roçadas iniciaram no final do mês de junho e seguem até que os terrenos em estado crítico estejam limpos, não oferecendo mais risco à saúde pública. Até o momento 320 terrenos já foram limpos pela Prefeitura de Três Lagoas, o que totaliza cerca de 140 mil m².

Custos

Os proprietários dos terrenos sujos vão precisar arcar com as despesas da Administração Pública pagando pela taxa de serviço público de capinação e roçada, por exemplo, é 0,5 UFIM´s/m² (cada UFIM está cotado a R$ 5,6498), além do pagamento de multa.

Gustavo reforçou que os proprietários não só precisam limpar o local como mantê-lo devidamente cuidado. “A fiscalização acontece durante todo o ano e caso identificadas irregularidades, o proprietário pode ser multado novamente”, disse.

Wenzel reafirma que é de responsabilidade do proprietário manter o terreno limpo por todo o ano e não somente quando recebe notificação do Departamento de Fiscalização no início do ano.

Denúncias

A população pode contribuir com a fiscalização e denunciar terrenos sujos através do telefone (67)9 9275-4326.