Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Prefeitura planta árvores e implanta lixeiras seletivas

Até outubro serão mais de 300 árvores plantas e 63 lixeiras espalhadas próximas a repartições pública

A manhã de hoje foi marcada pelo plantio de 73 mudas de árvores em diferentes pontos da Cidade. Ao longo do mês serão mais 240, entre Oitis, Ipês e Quaresmeiras. O plantio acontece diariamente no município e segundo o secretário do Meio Ambiente, Cristóvão Canela, mais de 3,5 mil árvores já foram colocadas desde 2005.

Segundo Canela, a ideia é que todo o município receba as mudas. “Nosso sonho é ver a cidade toda arborizada. Precisamos conscientizar a população dessa realidade, pois os benefícios são incontáveis. Quem quiser ter uma árvore em frente a casa ou comércio pode procurar a secretaria”.

Em Três Lagoas a paisagem está mudando gradualmente, mas o centro da Cidade ainda precisa de uma readequação. De acordo com a Biólogo, Ana Paula Mendes Lima, dois estagiários percorram a área central para saber quais comércios ou residências gostariam de ter uma árvore. “Nosso resultado foi bastante tímido. Não podemos obrigar as pessoas a plantarem árvores, mas a postura vem mudando”, disse.

A bióloga acrescenta que em breve essa situação deve ser diferente. “Agora estamos com o apoio da promotoria do meio ambiente. A cada dez metros de calçada serão plantadas árvores. A maioria dos comerciantes diz que atrapalha a fachada, mas colocaremos árvores de pequeno porte”, explicou.

Entre os projetos de apoio estão Planeta Sustentável, que até o momento plantou 250 mudas, Adote uma árvore, com 500 e Crescendo com a Natureza, 150.  Mais de 30 mil mudas já foram entregues à população.

Na praça Ramez Tebet, foi instalada a primeira lixeira de coleta seletiva. Segundo a prefeita, Simone Tebet, desde 2004 um trabalho de conscientização vem sendo desenvolvido com relação a separação do lixo. “A população já sabe como fazer. Vão ser instaladas mais de 60 coletores em 30 dias. Agora poderemos reciclar o lixo. Com certeza  esse projeto será um sucesso”, ressaltou.