Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Primeiro trem da VCP parte da ferroviária local

Para dar suporte ao transporte da produção, foram reformados 300 vagões

O primeiro trem levando a produção da Votorantim Celulose e Papel (VCP) partiu da ferroviária de Três Lagoas na noite de quarta-feira (15), transportando perto de duas mil toneladas de carga para o terminal de Santos (SP). O fato provocou certo transtorno na área central da cidade, visto que o ramal ferroviário – que deve ser construído em parceria com o governo do Estado – ainda não começou a ser construído.


Segundo informações da assessoria da VCP, “por enquanto o embarque da produção será realizada na estação ferroviária local, já que as negociações para a construção do terminal estão em trâmite junto à administração estadual”.


A carga, ainda conforme a assessoria, tem destino final as exportações para o exterior: Estados Unidos, Europa e Ásia. “Quase 100% da produção 2008/2009 já está comercializada e a maioria vai para o exterior”, explicou um assessor.


Para dar suporte ao transporte da produção, foram reformados 300 vagões, comprados 275 e ainda 40 locomotivas também foram reformadas. “São os Vagões da Sustentabilidade”, observou o assessor, lembrando que as frases (alusivas ao meio ambiente, consumo consciente, saúde e outras áreas) foram produzidas por funcionários da VCP.