Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Projeto de natação atende a 120 jovens de Três Lagoas

Projeto de natação Funlec/Sejuvel atende 200 jovens atletas de Três Lagoas, deste total, 120 são crianças da comunidade

Cerca de 200 atletas entre alunos da Fundação Lowtons de Educação e Cultura (Funlec) e da comunidade três-lagoense são atendidos pelo projeto de natação gratuito, uma parceria do colégio e Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer (Sejuvel) de Três Lagoas.

A maioria dos participantes do projeto é estudante da rede pública de ensino. Do total de jovens, 120 são da comunidade, e o restante são alunos da Funlec. No projeto, os alunos aprendem desde a iniciação a nível de competição.

Há 15 anos o programa revela atletas que são destaque nas competições regionais da modalidade. A Funlec oferece o local para a realização das aulas, e a Sejuvel disponibiliza os professores que ministram as aulas de natação.

Durante esse tempo vários atletas foram revelados pelo projeto, e trouxeram inúmeras conquistas para Três Lagoas. Entre os títulos conquistados, estão Campeonato Estadual, Circuito Centro-Oeste, participação no Mercosul, pré-convocações para Seleção Brasileira e Olimpíadas.

De acordo com o professor Sidionetti Camargo Corniani, idealizador do projeto, o programa vai além de ensinar a prática esportiva. “O nosso intuito é tirar os jovens da ociosidade, ensinar o esporte e, consequentemente, formar cidadãos. Dentre esses jovens, os que se destacam, lapidamos para representar a cidade nas competições”.

Além de Sidionetti, mais dois professores integram a equipe do projeto Viviane Saguwa e Frederico Marcelino.

COMPETIÇÃO

No dia 28 do mês passado, os alunos do projeto participaram de um campeonato regional, na cidade de Andradina (SP). Ao todo, 63 atletas competiram em diversas modalidades.

Três Lagoas conquistou 142 medalhas, em 147 provas disputadas, sendo 97 de ouro, 29 de prata e 20 de bronze.

ATLETAS

Entre os atletas de destaque do projeto estão, Patrick da Silva Sobianek e Paulo Otávio Hernandes, ambos membros da Federação de Desportos Aquáticos de Mato Grosso do Sul.  

Patrick, de 17 anos, aprendeu a modalidade no Projeto há 10 anos,  e em seu currículo estão os títulos de campeão estadual, do circuito centro-oeste, e 9º lugar no Mercosul, pré-convocado para seleção, olimpíadas e etc.

As aulas, que acontecem as terças, quintas e sextas-feiras, no período da tarde, são gratuitas e os alunos mais carentes ganham o material para a prática da modalidade. Atualmente, não há vagas para novos alunos, mas existe uma lista de espera aos interessados em participar. Os interessados devem entrar em contato na Sejuvel, por meio do telefone (67) 3929-9886, ou no endereço avenida Aldair Rosa de Oliveira, 583 – Centro Poliesportivo – Lagoa Maior.