Veículos de Comunicação

Saúde

Projeto do SUS atende 20 três-lagoenses com obesidade e consegue devolver qualidade de vida

Viver Bem iniciou em junho e participantes seguem sendo orientados até setembro

Viver Bem iniciou em junho e participantes seguem sendo orientados até setembro - Divulgação
Viver Bem iniciou em junho e participantes seguem sendo orientados até setembro - Divulgação

Saúde, bem-estar e qualidade de vida. O tripé que sustenta o projeto Viver Bem. Lançado em junho e com o trabalho de multiprofissionais, o programa atende, gratuitamente, a 20 moradores de Três Lagoas. O que eles têm em comum? A vontade de viver mais e melhor, de abandonar a obesidade e manter sempre ativos.

O projeto, que teve início no dia 16 de junho e conta com o apoio da Academia da Saúde como local dos encontros, tem como principal objetivo ajudar a população com obesidade a emagrecer com saúde, tendo como foco a reeducação alimentar.

Superação é palavra de ordem para o pessoal desse grupo. E são as pequenas mudanças na rotina as responsáveis pela colheita dessa turminha.

O lema descascar mais e desembalar menos estimula uma alimentação mais natural. Ter pequenas metas diárias é outra estratégia que ajuda a não perder de vista o objetivo final. É justamente por isso que toda semana o grupo de alunos tem encontro marcado com nutricionista, psicóloga, educador e físico nas chamadas rodas de conversa. Além de acompanhamento com médico e enfermeira mensalmente.

COMO FUNCIONA O PROJETO

Nos próximos 3 meses de duração do programa, médicos, enfermeiros, assistente social, psicólogo, nutricionista e educador físico irão acompanhar e monitorar os primeiros 20 participantes cadastrados no projeto. Após este período uma nova turma será formada de tempos em tempos para dar continuidade ao projeto.

Além desta equipe multidisciplinar, os participantes contarão ainda com a parceria dos médicos Fernando Fidelis e Ana Beatriz, ambos profissionais do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).

Segundo a nutricionista e coordenadora da Academia da Saúde, Maiara Oliveira, “a realização do Projeto Viver Bem é de suma importância para a população, por ter uma visão generalista, já que o paciente terá o suporte e acompanhamento por uma Equipe Multidisciplinar empenhada e incentivando práticas de hábitos saudáveis, promovendo qualidade de vida e saúde para os participantes”, explicou.

Buscando a integração de uma equipe capacitada para ficar à frente do projeto, após avaliação de medidas antropométricas, de exames laboratoriais e análise de história de vida e hábitos do paciente, estratégias serão elaboradas para o paciente conseguir seguir de forma tranquila e individual.

O projeto traz ainda uma fusão entre exercício físicos, treinamento funcional, massagem com aparelho ou alongamento, aula de step, abdominal e roda de conversa.