Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Projeto Planeta Sustentável revitaliza avenidas de Três Lagoas

O plantio das árvores é feito através da colaboração de estabelecimentos públicos, comerciais e industriais

Com o objetivo de revigorar o visual paisagístico de Três Lagoas, tornar a região urbana mais verde e melhorar o clima da cidade, o projeto Planeta Sustentável realizou no final de maio, em frente ao Centro Pedagógico, o plantio inicial de mudas adultas de árvores sombríferas e ornamentais.

Participaram do plantio o secretário de Meio Ambiente, Cristovam Lages Canela; a bióloga Ana Paula Mendes Lima; o promotor de Meio Ambiente de Três Lagoas, Antonio Carlos Garcia de Oliveira; o coordenador do Projeto Planeta Sustentável, Djair José Martinez, e o integrante do Projeto, Sueide Silva Torres.

O projeto é executado pelo Rotary Clube Três Lagoas, Rotary Clube Cidade das Águas, Promotoria de Meio Ambiente e Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria do Meio Ambiente. O Rotary Clube compra as mudas, providencia as grades protetoras e realiza o plantio. No início, os recursos utilizados para manter o projeto foram oriundos da arrecadação do Moto Show de 2007. A continuidade do projeto dependerá de parcerias e eventos realizados pelo Rotary Clube.

O plantio das árvores é feito através da colaboração de estabelecimentos públicos, comerciais e industriais, com cercados para proteção das mesmas até sua fase adulta, cabendo apenas ao parceiro o trato da árvore: rega, poda e adubação. A Secretaria de Meio Ambiente é responsável pela pesquisa das espécies, locais de plantio, espaçamentos, irrigação e orientação aos funcionários do local para cuidar das mudas plantadas.

Para o secretário de Meio Ambiente, Cristovam Lages Canela, a iniciativa do projeto é fundamental para trabalhar com a comunidade a conscientização ambiental através de palestras e campanhas educativas em escolas, faculdades, órgãos públicos, empresas privadas, através do plantio de árvores, jardinagem e limpeza de terrenos baldios. “Nós nos sentimos muito felizes com essa parceria. Esperamos que outras instituições possam seguir esse exemplo, já que sem arborização o próprio oxigênio fica comprometido. Além disso, é bom destacar que as folhas das árvores retêm as partículas suspensas no ar criando um filtro. Sem as árvores essas partículas caminham para o nosso sistema respiratório comprometendo a nossa saúde”, explicou Canela.

Ainda de acordo com o secretário, foi realizada uma pesquisa na cidade e muitos moradores não querem uma árvore no seu quintal ou na calçada de sua casa. “Nesse momento é muito importante este projeto, contrapondo-se à postura de grande parte da população que, ainda que gratuitamente, não quer cultivar uma árvore em frente sua residência”, finalizou Canela.