Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Projeto Social do Sesi atende 50 filhos de industriários

Nessa primeira etapa, a entidade desenvolve o projeto em parceria com a Kid Calçados

Pelo menos 50 crianças e adolescentes, entre 7 e 13 anos de idade, filhos de industriários participam diariamente e com muito entusiasmo das atividades do Projeto Pequeno Cidadão realizado pelo Sesi de Três Lagoas. Nessa primeira etapa, a entidade desenvolve o projeto em parceria com a Kid Calçados, filial da empresa paulista instalada no pólo industrial de Três Lagoas.
 
A coordenadora do “Pequeno Cidadão”, Janaína Alves Ferreira, explica que o projeto social do Sesi de Três Lagoas foi desenvolvido para oferecer atividades educativas e de lazer para os filhos dos industriários, estimulando as habilidades e desenvolvendo a cidadania.
 
“Quem estuda de manhã, frequenta durante quatro horas as atividades no período da tarde, enquanto quem estuda à tarde participa no período da manhã. Dessa forma, estamos oferecendo uma oportunidade de desenvolvimento para os filhos e, ao mesmo tempo, conferindo tranquilidade aos pais enquanto trabalham”, ressaltou a técnica do Sesi de Três Lagoas.
 
De acordo com ela, desde o início em outubro do ano passado o projeto, que é totalmente gratuito, recebe em média 18 alunos de manhã e 30 à tarde em uma sala especialmente reservada para as atividades, localizada dentro da escola do Sesi. “É também uma sala de aula, mas com uniforme e didática diferente e com alunos muito especiais porque são de todas as faixas etárias. A integração com os estudantes da escola é muito harmônica”, explicou.
 
As atividades do Pequeno Cidadão estão concentradas nas áreas de lazer e educação e são acompanhadas por monitores distintos. “Na área de educação privilegiamos o reforço escolar, mas também desenvolvemos trabalhos de pesquisas específicas, oficinas, visitas à biblioteca da Indústria de Conhecimento do Sesi e ainda ministramos uma vez por semana aula de informática dentro do Programa de Inclusão Digital do Sesi”, detalhou Janaína Ferreira, informando que as atividades são sempre acompanhadas de perto por monitores de pedagogia.
 
Já na área de lazer as atividades são direcionadas para a iniciação esportiva com monitores de educação física. “Dentro da área de lazer, promovemos a iniciação em esportes, como o futsal, handebol, basquete e natação que, por sinal, é o preferido deles. Também temos aulas de trabalhos manuais e a realização de gincanas e atividades extraordinárias, como a desenvolvida recentemente, quando levamos os alunos para visitar a fábrica onde os pais trabalham”, lembrou a coordenadora, acrescentando que também são feitas palestras educativas e reunião de integração com os pais.