Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Projeto visa orientar praticantes de caminhada

O projeto está concentrado na Lagoa Maior, nos dias 16, 18 e 20 de novembro, das 7h às 8h e das 17h às 18h

A Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (SEJUVEL), em parceria com a Câmara Municipal, Secretaria de Saúde, AEMS e SESC, iniciou na manhã desta segunda-feira (16) o projeto “Caminhar parece pouco, mas vale muito”. A iniciativa tem por objetivo promover a avaliação dos praticantes de caminhada da cidade, orientando-os quanto à forma correta dos exercícios físicos.

O projeto está concentrado na Lagoa Maior, nos dias 16, 18 e 20 de novembro, das 7h às 8h e das 17h às 18h.

Neste primeiro dia várias pessoas participaram das atividades e da abertura do projeto, que contou com a presença do secretário de Esportes, Sávio Bernardes; a secretária de Saúde, Elenir Neves; o idealizador do projeto e professor da SEJUVEL, Milton José da Silva, o professor Tó; o comandante da 2ª Cia de Infantaria do Exército, major Cláudio Eduardo Bouças; equipe de profissionais da SEJUVEL e demais parceiros.

Os praticantes de caminhada são atendidos por uma equipe de profissionais da área da Saúde, que realizam uma triagem com avaliação física (peso e altura), medição do índice de massa corpórea (IMC), aferição da pressão arterial, e uma sessão de alongamentos, antes de iniciarem a caminhada, tudo com a orientação de profissionais capacitados.

Um dos objetivos do projeto, segundo o professor Tó, é o incentivo a prática de atividades físicas, difundindo cada vez mais a sua importância, e a busca por uma melhor qualidade de vida, além da interação entre os participantes.
“Muitas pessoas não praticam atividades físicas por falta do conhecimento de sua importância; outras que praticam o fazem de forma errada. Por isso idealizamos este projeto”, explicou o professor.

Durante a abertura do projeto, o secretário Sávio Bernardes fez um agradecimento especial ao professor Tó e aos parceiros desta iniciativa. “O professor Tó é um exemplo para a sociedade e uma referência para a nossa categoria, por ser uma pessoa muito respeitada que dedicou sua vida ao esporte e a cidadania. E este projeto, que ele idealizou, queremos levar adiante para orientar os praticantes, mesmo os que o fazem de forma errada ou os que não conhecem os benefícios deste tipo de exercício”, comentou Sávio.

Benefícios a saúde

Os especialistas recomendam a caminhada por proporcionar vários benefícios, dentre eles:

– Melhora a circulação e a atividade do coração, além da diminuir os riscos de problemas cardíacos;

– Reduz gorduras localizadas e é excelente para quem é sedentário e quer começar um programa de exercícios;

– Com a caminhada, o risco de lesão é pequeno, já que a atividade é de intensidade baixa;

– Os riscos da caminhada são quase que inexistentes. Mas eles podem aparecer se a pessoa não tiver acompanhamento médico ou o ritmo da caminhada for pesado.

Recomenda-se a prática de três a cinco vezes por semana, 30 minutos ao dia. Para quem estiver começando, o ideal é alternar um dia de descanso com um dia de exercício. O gasto calórico médio é de 200 a 400 kcal/hora. Segundo os especialistas, a queima de gordura depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa.