Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Puccinelli confirma que fábrica de fertilizantes é de Três Lagoas

A confirmação surgiu após André ser indagado sobre uma possível disputa pela fábrica com o governo de Minas Gerais

O governador André Puccinelli confirmou que a fábrica de fertilizantes da Petrobrás já é de Três Lagoas. As informações são dos dois principais sites de notícias da Capital (Campograndenews e Midiamax). Segundo os veículos de comunicação o governador informou na manhã desta quinta-feira (10) que já está até confirmada a vinda de funcionários da estatal para a Cidade na segunda-feira (14). “A fábrica é nossa”, assegurou.

A confirmação surgiu após André ser indagado sobre uma possível disputa pela fábrica com o governo de Minas Gerais. Para ele essa possível disputa só seria um “farol”, pura especulação. Antes os comentários espalhados para a mídia seria uma disputa para ganhar a fábrica entre com Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Segundo o que foi noticiado o alarde sobre a possível vinda da fábrica da Petrobrás para Três Lagoas foi antes da hora. Para controlar os noticiários os políticos foram freados pela Casa Civil.

O fato veio à tona na imprensa nacional quando no dia 24 de novembro o ministro da Agricultura Reinhold Stephanes, após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou para a agência Reuters que a fábrica de fertilizantes seria instalada em Três Lagoas.
 
Hoje os fertilizantes da Petrobras são produzidos em fábricas de Camaçari (BA) e Laranjeiras (SE). A nova fábrica da Petrobras vai produzir uréia granulada e perolada e novo produto deve ser batizado de Reforço N (uréia pecuária). De acordo com o projeto, a produção deve começar a partir de 2013, com uma capacidade anual de 1 milhão de toneladas. Caso isso se confirme, esta produção vai dobrar a fabricação de fertilizantes no País.

INCENTIVOS
 
Partindo da realidade do Mato Grosso do Sul abrigar o megaempreendimento avaliado em R$ 2 bilhões o governo já anunciou no dia 27 de novembro um decreto de incentivos para a produção de fertilizantes. O regulamento leva em conta o interesse em viabilizar a redução de custos de insumos agropecuários, estimulando a produção no próprio território estadual, e a determinação do Poder Público em incentivar a economia do Estado.

VOZ MUNICIPAL

A prefeita Simone Tebet até declarou numa entrevista exclusiva ao Jornal do Povo no dia seguinte ao do anúncio do ministro (25/11) que preferia abrir mão da nova fábrica em favor do Estado. “Prefiro que Três Lagoas perca esta briga do que atrasar este projeto para Mato Grosso do Sul. A prioridade é que a fábrica venha para o Estado. Como prefeita,  vou lutar por isso. Esta disputa só atrapalha”, afirmou. O medo dos governantes seria de o alarde antecipado atrapalhasse o processo.

Durante a inauguração da Iluminação Natalina do município na noite de quarta-feira (8) a prefeita afirmou que está lutando para trazer a fábrica de fertilizantes para Três Lagoas. Destacou ainda que  2010 será o ano que a Cidade deve receber os maiores investimentos de toda a sua história. Esses investimentos seriam a Eldorado Celulose e Papel, a Siderúrgica Três Lagoas (Sitrel) e a até então não confirmada fábrica de fertilizantes.