Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Recadastramento do Bolsa Família encerra sábado

Até o momento apenas 75% das famílias que recebem o benefício atualizaram os dados

O prazo para o recadastramento e atualização de dados dos beneficiários do Programa Bolsa Família termina neste sábado (31). A regra vale para pessoas que estão há mais de dois anos sem fazer atualizações. Quem não cumprir o prazo terá o beneficio cancelado automaticamente.

Até o momento, segundo a Secretaria de Assistência Social, aproximadamente 1,5 mil famílias já foram recadastradas, pouco mais de 75%. A meta é atualizar o cadastro de 1,9 mil famílias. Estima-se que quase 400 pessoas precisem se recadastrar.

Em Três Lagoas, na folha de pagamento do mês de outubro, 4.616 famílias foram beneficiadas. Em setembro, o número estava em 4.100. Para o segundo semestre o indicador deve chegar a 6.889 beneficiados, com aumento de 87,35%.

O ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, enfatizou na segunda-feira (26), em pronunciamento feito em rede de rádio e TV, a necessidade de os beneficiários do Programa Bolsa Família atualizarem seus cadastros.

De acordo com o ministro, o Bolsa Família, que completou seis anos, atende atualmente 12,4 milhões de famílias pobres. Segundo Patrus, o programa foi o grande responsável por protegê-las dos efeitos da crise financeira mundial. “A crise não atingiu as famílias pobres graças ao Bolsa Família”, disse o ministro. Ele ressaltou o efeito do programa nas economias dos municípios.

De acordo com ele, só neste mês o governo incluiu no programa a mais 500 mil famílias.O projeto de inclusão bancária (beneficio cai diretamente na conta) teve início em 2008 e, atualmente, mais de 1,6 milhões de beneficiários têm conta-corrente simplificada. A meta é atingir 4 milhões de titulares do programa até o final de 2010.

No entanto, abrir a conta dependerá da vontade dos beneficiados pelo programa Bolsa Família. Segundo o MDS, ninguém será obrigado a ter conta bancária para receber o benefício, que continuará sendo pago à família, mesmo que ela não tenha uma conta-corrente simplificada.