Veículos de Comunicação

Multa

Recursos de condenações ambientais serão utilizados em obras do Cetas

Centro de Triagem de Animais Silvestres de Três Lagoas está em construção desde 2015

Recursos de condenações por crimes ambientais cometidos em Três Lagoas serão utilizados em ações na área do meio ambiente. Isso é o que ficou estabelecido entre a Promotoria e Conselho Municipal do Meio Ambiente.

Por meio de ações movidas pelo promotor de Justiça, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, o Poder Judiciário determinou que os recursos financeiros fossem encaminhados ao Fundo Municipal do Meio Ambiente.

Foi solicitado ainda que R$ 145 mil, já depositados na conta do fundo, sejam utilizados no término das obras do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em construção ao lado do prédio da Polícia Militar Ambiental, no bairro Vila Piloto. As obras, iniciadas em 2015, até hoje não foram concluídas.

O centro tem como objetivo receber animais silvestres em situação de risco ou acidentados. Foi projetado para realizar os primeiros atendimentos aos animais e a triagem necessária para que sejam soltos diretamente na natureza ou encaminhados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande.

O número de acidentes envolvendo animais silvestres em Três Lagoas é considerado alto. Em razão do plantio de eucalipto no município, muitos animais acabam cruzando as rodovias e são atropelados.

Ao todo, o promotor conseguiu R$ 481,9 mil por meio de ações relativas aos crimes ambientais. O restante do dinheiro ainda está pendente de depósito.

O promotor solicitou ainda que parte dos recursos seja aplicada também em ações de melhorias na Lagoa Maior.