Veículos de Comunicação

Efeito Covid

Rede estadual e municipal voltam a ter aulas 100% presenciais a partir de segunda

Aulas presenciais estavam suspensas desde março do ano passado, quando iniciou a pandemia da Covid-19

Rede estadual e municipal voltam a ter aulas 100% presenciais a partir de segunda - Foto: Prefeitura de Três Lagoas
Rede estadual e municipal voltam a ter aulas 100% presenciais a partir de segunda - Foto: Prefeitura de Três Lagoas

A partir de segunda-feira (4), alunos das redes estadual de ensino de Mato Grosso do Sul e municipal de Três Lagoas, voltam às atividades de forma 100% presencial. Em todo o Estado, são 205 mil estudantes atendidos pela Rede Estadual de Ensino. Já na Rede Municipal de Três Lagoas são 16 mil estudantes matriculados.

As atividades presenciais de forma híbrida, com alternância, foram retomadas no último dia 2 de agosto, após mais de 500 dias do início das aulas remotas na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Desde 17 de março de 2020, o Governo do Estado – por intermédio da Secretaria de Estado de Educação – suspendeu as atividades presenciais, tendo em vista o avanço da pandemia causada pela Covid-19.

No dia 2 de agosto de 2021, os estudantes da Rede Estadual voltaram pa ra as salas de aula nas 347 unidades escolares, após um ano e meio desde a suspensão das atividades presenciais. Esse retorno se deu no formato híbrido – com as turmas em alter nância – seguindo o protocolo de volta às aulas, lançado em novembro de 2020, e usando as bandeiras do Prosseguir para determinar o percentual de alunos presentes de forma simultânea nas salas.

“Neste período de dois meses, a Rede Estadual de Ensino não registrou surtos de Covid-19 nas escolas. Registramos somente casos pontuais, que resulta ram no isolamento – mesmo quando eram apenas casos suspeitos – em conformidade com o protocolo adotado pela Rede Estadual”, destacou o secretário de Estado de Educação em exercício, Edio Castro.

 

REDE MUNICIPAL

Em Três Lagoas, na Rede Municipal de Ensino, segundo a Secretaria de Educação, somente serão admitidas aulas remotas em casos excepcionais e comprovados com laudo médico que comprove a necessidade do estudante se manter em isolamento.

“Três Lagoas está com o perfil epidemiológico que nos permite esse retorno com mais tranquilidade já que grande parte da população já foi imunizada e também nossos profissionais da educação. A diminuição de casos positivados, também é um dos fatores que nos auxiliou na decisão e hoje não há nenhum caso de Covid na Rede Municipal”, explicou a secretária de Educação e Cultura, Ângela Brito.

Ainda de acordo com a secretária, em julho, foi feita uma avaliação para identificar o déficit da aprendizagem dos estudantes. “Com as aulas remotas os estudantes tiveram uma perda na aprendizagem que só será possível recuperar ao longo dos próximos anos, principalmente para os estudantes em fase de alfabetização. Ficou evidenciado o quanto é fundamental a função do professor mediando o processo de ensino e aprendizagem, aliás, esse foi um dos legados positivos da pandemia para a educação. Nenhuma tecnologia por mais avançada que seja, substituirá o papel do professor dentro de sala de aula” destacou a secretária.

Todas as unidades de ensino seguem, rigorosamente, com os protocolos de biossegurança, segundo a Secretaria Municipal de Educação.