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Três Lagoas

Redução de IPI: Lojistas de TL comemoram

?Chegamos a vender de seis a sete refrigeradores por dia?, disse o gerente do Magazine Luiza de TL

Com pouco mais de 10 dias da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre as vendas de produtos da linha branca, os lojistas de Três Lagoas já comemoram o sucesso da saída dos produtos. 

A medida anunciada pelo governo no último dia 17, estipulou a redução da alíquota do IPI de geladeiras de 15% para 5%; de fogões, de 5% para 0%; máquinas de lavar, de 20% para 10%, e de tanquinhos, de 10% para 0%.

Na loja da rede Magazine Luiza em Três Lagoas, o aumento das vendas de produtos da linha branca foi de 12%. A afirmação é do gerente local, Luciano Marques. Segundo ele, as campeãs de vendas são as geladeiras. “Chegamos a vender de seis a sete refrigeradores por dia”, disse Marques, citando o exemplo da marca mais vendida. Um refrigerador duplex de 480 litros da Electrolux, antes da redução do IPI era comercializado a R$ 1.999, agora custa R$ 1.599, uma diferença de R$ 400. Além disso, a loja tem a vantagem de dividir o pagamento em 10 vezes sem juros.

Quando questionado se há mais especulação do que vendas, ele respondeu “no início da divulgação da redução, a especulação era bem maior que as vendas, pois as pessoas vinham na loja saber se era verídico o que a mídia propagava, logo em seguida já voltavam para comprar”, afirmou Marques.

O prazo para o vigor dessa redução se esgota no dia 6 de junho. O momento é de aproveitar o bom preço e economizar na compra de geladeiras, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos.

PALAVRA DA PROPRIETÁRIA

De acordo com o que foi divulgado, a proprietária do Magazine Luiza, Luiza Trajano, deu sua opinião para o maior reaquecimento das vendas, declarando a necessidade do governo colocar em prática o compromisso de ajudar o crédito no setor. Ela lembrou que os varejistas fazem crédito direto, de maneira similar ao setor automotivo. "Ele (o governo) não sabia que nós temos financeira direto, que nós somos responsáveis pelo crédito."

A empresária disse também que a "máquina de lavar é um bem social". Luiza ressaltou que 75% das residências brasileiras não têm máquina de lavar, e disse que faz campanha entre seus funcionários para a compra do produto para a família. "Uma operária economiza três horas diárias de trabalho com uma máquina de lavar roupa", ressaltou.