Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Reunião esclarece sobre mutirão de cirurgias de catarata

Os pacientes receberam várias recomendações

Na manhã desta quarta-feira (11), a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma reunião na Câmara de Vereadores para tirar as dúvidas dos pacientes que farão cirurgia de catarata nos dias 16, 17 e 18 de novembro.

Participaram da reunião a prefeita Simone Tebet (PMDB); a vereadora Marisa Rocha (PSB); a secretária de Saúde, Elenir Neves; a diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Angélica Bottura Manteiga; o diretor administrativo, Wagner José Christovam; a coordenadora do Serviço Social do Centro de Especialidades Médicas (CEM), Tânia Aparecida Dobre Bitante; e os pacientes que passarão por cirurgia durante o mutirão.

Na reunião, Tânia ressaltou a importância dos cuidados que os pacientes devem ter após a cirurgia: “é um procedimento simples, mas é preciso ter todo cuidado nas primeiras 48 horas para o sucesso da cirurgia. O mais importante é a recuperação, por isso é fundamental a presença do acompanhante”. Ainda de acordo com a coordenadora, o paciente não deve abaixar a cabeça, tomar bebida alcoólica, evitar o contato com o vapor da água ao cozinhar e passar roupa, evitar se locomover de bicicleta e moto após a cirurgia.

Os pacientes receberam outras recomendações como: usar óculos escuros no dia da cirurgia; utilizar o colírio fornecido pela Secretaria de Saúde conforme prescrição médica; se o paciente não tiver uma pessoa para acompanhá-la no dia e após a cirurgia, o médico não realizará o procedimento cirúrgico.

A secretária de Saúde, Elenir Neves, destacou o quanto é gratificante proporcionar mais qualidade de vida às pessoas que precisam desta cirurgia. “É muito bom quando a gente consegue proporcionar a vocês mais qualidade de vida para que possam fazer coisas simples como assistir televisão, bordar, costurar, cozinhar. É com muita satisfação que recebemos vocês hoje para esclarecer dúvidas sobre este que é um procedimento simples, mas que requer alguns cuidados básicos”, disse Elenir.

Em suas palavras, a prefeita Simone explicou que há uma fila de espera e que a cirurgia é feita primeiro em um olho e depois no outro: “é uma cirurgia cara, por isso fazemos tudo dentro do possível. Quero dar uma palavra de incentivo, tranquilizar vocês porque essa cirurgia é muito simples. Aproveitem a oportunidade para tirar dúvidas e que todos tenham uma boa cirurgia”, finalizou Simone.

Cirurgias

Segundo levantamento feito pela Secretaria de Saúde, em 2007 foram realizadas 113 cirurgias de cataratas; já em 2008, foram 297 cirurgias, e este ano, 122 pacientes serão operados durante o mutirão, entre os dias 16 e 18 deste mês, totalizando 532 cirurgias no município.