A empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul (Sanesul) está realizando a atualização cadastral de todos os clientes da regional de Três Lagoas. Em dois dos 22 setores em que está dividida a Cidade, no mapeamento de fornecimento de água e serviço de esgoto, o serviço de atualização cadastral foi concluído ontem (10).
Nesta semana, a atualização de cadastro está sendo feita no bairro Vila Nova e parte do Jardim Alvorada, identificados pela Sanesul, como pertencentes ao setor 3.
Todo o serviço, iniciado em novembro de 2008, estará pronto somente em outubro de 2009, segundo prevê a gestora do Processo Vendas da Sanesul e supervisora desse programa, Sandra Escobar. Ela esteve ontem (10) na regional de Três Lagoas da Sanesul para entrega do castro atualizado dos setores 15 e 16. Ela estava acompanhada do gestor de Processos de Micromedição da Sanesul, Vagner Ferreira da Silva.
“O programa não consiste apenas na atualização cadastral do cliente, o nosso consumidor de água ou usuário do esgotamento sanitário. É uma verdadeira e completa atualização de informações quanto à ligação de água, estado de conservação do hidrômetro, local da ligação, tipo de rede que serve aquele determinado consumidor e outras informações que se tornam úteis”, resumiu Sandra.
“Atualmente, temos 32.202 ligações de água em Três Lagoas. A nossa estimativa é que, até o término da atualização cadastral, esse número chegue a mais de 35 mil”, informou o gerente regional da Sanesul, em Três Lagoas, engenheiro Júlio Seba Bobadilha.
Com essa atualização cadastral, a Sanesul terá em mãos, “na tela do computador, totalmente informatizadas, todas as informações de uma verdadeira base cartográfica da Cidade, informando, na hora, ao atendente e ao prestador de serviços em qual quadra, rota e setor se encontra instalado determinado hidrômetro”, explicou Sandra.
Na atualização cadastral que está sendo feita, o funcionário da empresa contratada pela Sanesul para a execução desse programa, colhe também dados técnicos sobre o hidrômetro e outras condições do fornecimento de água ao consumidor. “Estamos realizando um serviço paralelo para verificar sobre a necessidade ou não de troca dos hidrômetros, alguns deles já desgastados”, esclareceu Júlio Bobadilha.
Ele informou que o tempo de vida de um hidrômetro é de cinco anos. “Isso não quer dizer que ele apresente defeitos nesse período, mas faz-se necessária uma revisão técnica do aparelho para evitar erros”, explicou.
Júlio informou que já foram substituídos 3,6 mil antigos hidrômetros. Existe a previsão de serem trocados 10.770 medidores, durante a execução do programa de atualização cadastral.
Sem esse cadastro, “quando solicitado algum tipo de serviço, como ligação de água, conserto de vazamento de água e outras operações, a espera se tornava necessária para uma equipe técnica visitar o local e ver o que estava acontecendo e como poderia solucionar o problema. Agora não. Temos na hora todas as informações necessárias para atender ao cliente de modo mais ágil”, garantiu Júlio Bobadilha.
Três Lagoas
Sanesul atualiza cadastro de todos os consumidores
Atualização cadastral tem como objetivo para agilizar prestação de serviços