Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Sangue tipos negativos estão em falta no Hemonúcleo

A situação de Três Lagoas é bem diferente do Hemosul, em Campo Grande

O estoque de bolsas de sangue do Hemonúcleo, principalmente tipos negativos, ficou em baixa depois do feriado prolongado de quase quatro dias, levando em consideração o Dia do Funcionário Público, na sexta-feira passada (30).

Segundo o diretor do Hemonúcleo de Três Lagoas, Luiz Fernando do Prado, até a manhã de ontem (5), o centro contava com 40 bolsas para atender os hospitais de Três Lagoas e região. “O nosso estoque está um pouco abaixo, mas é possível manter o atendimento. Agora cabe uma ressalva para os tipos sanguíneos negativos, estes estão muito baixos e, em contrapartida, são os mais solicitados pelos hospitais”, explicou.

A situação de Três Lagoas é bem diferente do Hemosul, em Campo Grande. Até terça-feira (3), o centro, responsável pelo abastecimento de vários núcleos do interior do Estado contava com apenas quatro bolsas de sangue com a tipologia A+ e um estoque baixo dos outros tipos sanguíneos.

Prado explicou que o feriado foi tranquilo para Três Lagoas graças a uma campanha realizada às vésperas. Na quarta-feira (28), uma mobilização em parceria com colaboradores da Companhia Energética de São Paulo (Cesp) conseguiu coletar em torno de 40 bolsas de sangue.

O horário de atendimento do Hemonúcleo de Três Lagoas é das 7h às 11 horas, de segunda a sexta, na rua Manoel Rodriguez Artez, 520, bairro Colinos.
 
A doação de sangue dura de cinco a dez minutos e o doador precisa ter idade entre 18 e 65 anos, boa saúde, pesar mais de 50 quilos, não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas. É importante que se leve algum documento de identidade com foto (RG, Carteira de Trabalho e Carteira de Habilitação).

Atualmente, o Hemonúcleo chega a realizar 10 coletas ao dia, quase a metade da capacidade: 20 bolsas coletadas/dia.