Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Saúde já imunizou 1,2 mil; meta é vacinar pouco mais de 7 mil idosos

Segundo dados do Ministério da Saúde, Três Lagoas está um pouco abaixo da cobertura estadual

Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra gripe, em Três Lagoas. A grande mobilização ocorreu no último sábado (25) e envolveu boa parte dos agentes de saúde do Município e voluntários.
De acordo com informações do Setor de Imunização, a cobertura de sábado corresponde a 13.21% da população alvo (9.285 idosos), porém está abaixo do que determina o Programa Nacional de Imunização. O PNI determina que os municípios tenham 80% de cobertura, o que corresponde 7,1 mil idosos no Município.
Para atingir a meta, todos os postos de saúde estarão fornecendo a vacina até o dia 8 de maio. Os interessados devem procurar as seguintes unidades de saúde: Bar da Gaivota (Jupiá), e nas unidades de saúde Vila Alegre, Vila Piloto, USB Miguel Nunes, Paranapungá, Santo André, Interlagos, Santa Rita, Vila Haro, São Carlos, Santa Rita e na unidade de saúde de Arapuá e Centro de Especialidades Médicas (CEM).
Em Três Lagoas, além da distribuição das doses, os idosos também recebem o cartão do idoso.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde também disponibilizou um serviço domiciliar aos idosos acamados. Caso não tenham condições de irem a um posto de saúde, as pessoas acima de 60 anos podem ligar na sede da secretaria de saúde: 3929 1240 e agendar um horário com a equipe volante.

COBERTURA ESTADUAL
Dados do Ministério da Saúde apontam que Três lagoas está um pouco abaixo da cobertura estadual. No começo desta semana, o Ministério da Saúde divulgou o balanço parcial da campanha em Mato Grosso do Sul. Segundo o levantamento, até ontem (27), 53.740 idosos haviam tomado a dose da vacina no Estado. O número equivale a 24,14% dos 222.650 residentes em MS.
No primeiro dia de campanha, mais de 3,3 milhões de brasileiros idosos compareceram aos 67 mil postos de vacinação existentes em todo o País. O índice de vacinação logo na abertura da campanha foi superior ao ano passado. Conforme levantamento do Ministério da Saúde, em 2008, 11,71% da população alvo tomou a dose logo na abertura da campanha. Já neste ano, a porcentagem subiu para 17,25%.
Com o slogan “Deixe a gripe na saudade”, o Brasil tenta atingir a meta da PNI, o que representa a imunização de 15.542.469 idosos. Ao todo, na 11ª edição da campanha o Ministério da Saúde investiu R$ 162,2 milhões na compra de 21 milhões de doses da vacina e montagem da infra-estrutura.
A vacina, ainda segundo o Ministério da Saúde, é um dos meios de se prevenir a gripe e suas complicações e pode reduzir de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por doenças respiratórias.