Veículos de Comunicação

Saúde

Saúde promove ação para alertar sobre cuidados com a pressão arterial

Prefeitura de Três Lagoas realiza atividades em comemoração o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial

Teve início nesta segunda-feira (25) uma ação de combate à hipertensão, com atividades que alertam para os riscos da pressão, no Centro Comunitário da Capela São Sebastião, em Três Lagoas. A ação é promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa Hiperdia, cujo objetivo é alertar as pessoas sobre os cuidados com a pressão alta.

No primeiro dia, um grupo de moradores da região do Jardim Maristela e também participantes do Programa Hiperdia receberam orientações do educador físico e atual responsável pelo programa, Denis da Silva Miranda. “O nosso intuito é conscientizar a população em especial os hipertensos e diabéticos em redobrar os cuidados com a saúde e melhorar a qualidade de vida na mudança de hábitos alimentares e desenvolvimento de atividades físicas”, explicou o educador.

Na terça-feira (26), data em que se celebra o Dia Nacional de Prevenção e Combate a Hipertensão Arterial, a população também receberá orientações de como melhorar a saúde e evitar complicações do aumento da pressão arterial, em frente à Igreja Santa Luzia, no bairro Santa Luzia.

PROGRAMA HIPERDIA

Em Três Lagoas, uma das ações no combate e prevenção à hipertensão arterial é o Programa Hiperdia da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo Miranda, o programa realiza cadastramento e acompanhamento de pacientes cadastrados de hipertensão arterial e/ou diabetes tipo 2 que são atendidos nas unidades públicas de Saúde.

A partir deste cadastro realizam a monitoria dos pacientes cadastrados como também o controle da doença por meio de orientações e atividades físicas. As informações colhidas, como por exemplo, exame dextro (exame de glicemia) e pressão arterial, são encaminhados ao Cartão Nacional da Saúde que gera uma identificação única do usuário do serviço do Sistema Único de Saúde – SUS.

Segundo dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, no ano passado foram atendidos 161 pacientes com problemas de diabetes e pressão alta e 539 procedimentos realizados.