Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Saúde realiza eventos para melhorar atendimento à mulher

Nos dias 30 e 31 deste mês será realizada a Oficina de Implementação das Ações do Programa Toque de Vida

A Gerência de Saúde da Mulher, da Coordenadoria de Atenção Básica, da Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza na próxima semana dois eventos que tratam da saúde feminina. Os encontros, que reunirão representantes de todos os municípios, inclusive de Três Lagoas, irão tratar de assuntos importantes para a melhoria da saúde da mulher assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Nos dias 30 e 31 deste mês será realizada a Oficina de Implementação das Ações do Programa Toque de Vida. O projeto trata de ações voltadas para a prevenção e assistência às mulheres com câncer de mama. O segundo evento é um workshop sobre proteção à gestante, que acontece nos dias 2 e 3 de abril, finalizando a semana. Os encontros serão no Hotel Chácara do Lago, na Capital.
De acordo com a gerente de saúde da mulher, Hilda Guimarães de Freitas, o evento dos dias 31 e 31 próximos será uma reunião com os profissionais da saúde dos 11 municípios que já participavam do programa Toque de Vida e dos 13 novos que agora aderem à iniciativa.

ADESÕES

“O programa Toque de Vida é realizado desde 2004. Inicialmente, foram apenas três municípios atendidos; este ano mais 13 entram no programa e o encontro será para reorganizar o trabalho e melhorar as ações de atendimento e prevenção ao câncer de mama para as mulheres atendidas pelo SUS. Este tipo de ação é importante no Estado porque índices mostram que o câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge as mulheres sul-mato-grossenses. Somos a quinta unidade da federação onde mais há casos de câncer de mama”, justifica Hilda.
Afim de promover ações para a mulher grávida, a gerencia promove também o segundo evento da semana – o workshop de proteção à gestante. Neste evento, que será nos dias 2 e 3 de abril, participam todos os coordenadores de programas de saúde da mulher dos 78 municípios de Mato Grosso do Sul.
O encontro vai discutir a humanização do pré-natal e do parto natural, incentivando estas práticas entre as gestantes. De acordo com Hilda, gerente de saúde da mulher, o evento vai propor que os municípios realizem ações acerca de prevenção e tratamento, principalmente de doenças que podem ser transmitidas da mãe grávida para o filho. Por isso a importância do incentivo ao pré-natal, o exame pode detectar possíveis problemas previamente, possibilitando o tratamento precoce.