Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Secretaria da Saúde prepara campanha de vacinação

Após o Dia D, a campanha será estendida até o dia 8 de abril

Cerca de 7,1 mil idosos deverão ser imunizados durante a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, em Três Lagoas. A mobilização, organizada pelo Setor de Imunização, da Secretaria de Saúde, será lançada no próximo sábado (25), o Dia D da campanha no Brasil.


Segundo a coordenadora municipal de Imunização, Mirian Girata, o número de idosos a serem imunizados corresponde a 80% da população alvo da Cidade. A meta foi estipulada pela Política Nacional do Idoso, em 2008 – no ano anterior (2007), o PNI determinava a imunização de 70% dos idosos.


Para atingir esta faixa de cobertura, o Município prevê o funcionamento de 13 unidades de saúde e a implantação de cinco postos volantes na Cidade. 

De acordo com a Imunização, as equipes de vacinação estarão trabalhando nos seguintes pontos: Bar da Gaivota (Jupiá), e nas unidades de saúde Vila Alegre, Vila Piloto, USB Miguel Nunes, Paranapungá, Santo André, Interlagos, Santa Rita, Vila Haro, São Carlos, Santa Rita e na unidade de saúde do Arapuá e Centro de Especialidades Médicas (CEM).


Além disso, as equipes de imunização serão distribuídas entre o Supermercado Passarelli (Vila Nova), escola municipal Maria Eulália Vieira (Jardim Alvorada), Pronto Atendimento da Clodoaldo Garcia, Centro Educacional Infantil (CEI) Nossa Senhora Aparecida e feira livre. Nos pontos acima citados, o horário de vacinação será das 8h às 12 horas de sábado. Apenas na Feira Livre que o horário será das 6h às 12 horas.


Após o Dia D, a campanha será estendida até o dia 8 de abril, apenas nos postos de saúde. O setor de Imunização também abrirá uma exceção aos pacientes acamados. Nestes casos, familiares devem entrar em contato pelo telefone 3929 1240 e agendar um horário para vacinação a domicílio.

O Setor de Imunização informou que a vacinação de grupos será realizada somente quando o Município atingir a meta de cobertura da população a cima dos 60 anos. A vacina de gripe não é indicada a pessoas alérgicas a ovo de galinha e seus derivados, ou a qualquer outro componente.


No ano passado, o Município imunizou 5.610 idosos, o equivalente a 63% da população alvo. (R.P)