Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Secretaria de Agronegócios encerra cursos de qualificação

Mulheres receberam conhecimentos para processar tomate e mandioca

Terminou ontem (17) a primeira etapa de cursos, promovidos pela Secretaria Municipal de Agronegócios, Ciência e Tecnologia, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) de Mato Grosso do Sul.

Nesta primeira etapa dos cursos que estão sendo realizados no Centro Educacional da Apae, as mulheres participantes receberam conhecimentos sobre o processamento caseiro de tomate, beneficiamento e transformação caseira de mandioca e relações interpessoais no trabalho para a vida.
Estiveram ministrando os cursos as seguintes professorar do Senar/MS: Brasilina Carvalho, Vera Lúcia Milan e Rosa Helena.

A finalidade dos cursos é a capacitação das famílias para que tenham melhor qualidade de alimentação, através de novos conhecimentos sobre os alimentos. Ao mesmo tempo, capacita-las para a realização de trabalhos caseiros, que poderão servir como fonte alternativa de geração e complementação de renda familiar.
Segundo a professora Brasilina Carvalho, o aproveitamento durante os cursos é total: “Eles usam tudo. Orientamos até que eles aproveitem a película e as sementes dos tomates como adubos para flores”, acrescentou.

O curso de beneficiamento e transformação caseira de mandioca também norteia os alunos na utilização da mandioca de forma caseira e artesanal, com a fabricação de farinha, polvilho, doce, biscoitos, pães, bolos e salgados, através de aulas teóricas e práticas.
A partir de terça-feira (21) até sexta-feira (24), serão ministrados outros cursos, como: fabricação caseira dos derivados de leite; produção caseira de pães, bolos e biscoitos, cultivo de orquídeas; e fabricação de produtos de limpeza.