Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Secretaria de Educação promove curso de formação continuada

Curso semestral visa capacitar profissionais em educação

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), realiza a Semana Pedagógica entre os dias 4 e 6 de fevereiro. O evento é voltado para os profissionais em educação do município, e tem como objetivo promover a formação continuada de professores da Rede Municipal de Ensino (REME).

O evento conta com diversas atividades pedagógicas, incluindo o estudo das propostas didáticas do exercício 2015 e palestras com temas que reforçam as políticas públicas promovidas pela SEMEC nas escolas. A Semana Pedagógica reunirá todos os profissionais em educação do município. As atividades deste ano estão sendo realizadas no centro de eventos do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Três Lagoas (SINTED/TL) e no auditório da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus I.

O titular da pasta, professor Mário Grespan, enfatiza que a meta da secretaria é a formação e capacitação dos profissionais em educação. “A secretaria trabalha com metas, o que inclui a formação continuada do professor e de todos os profissionais envolvidos na Educação. O objetivo é aperfeiçoar e atualizar as ferramentas utilizadas na educação e alfabetização dos alunos. Além disso, o evento é efetivo no sentido de traduzir e transmitir as metas e filosofia da secretaria”.

Grespan destaca que o evento também tem como objetivo interação entre os profissionais da área de Educação do município. “Nesse momento, os profissionais planejam e debatem acerca das ações que serão aplicadas durante o ano. É uma troca de experiências, conhecimento e informação. O profissional já começa o ano motivado e munido de novos conhecimentos”.

FOCO

A assessora educacional e pedagógica da SEMEC, Jussara Fernandes, diz que o evento iniciou como uma forma de reciclagem, porém, passou a focar na formação continuada. “O objetivo da secretaria e do núcleo pedagógico, é atingir o aluno, é estruturar a Educação com políticas públicas efetivas e eficientes. Para atingir o aluno é preciso atingir o docente. É necessário que o professor esteja sempre em processo de formação e capacitação, aprimorando a prática docente. Desta forma, o professor estará mais bem preparado para adaptar-se as diversas mudanças e desafios no campo educacional”.

A assessora ainda diz que o objetivo da SEMEC é formar alunos. “Buscamos a modernização, atualização e inovação na implantação das práticas de políticas públicas educacionais. Temos, por exemplo, um método inovador de alfabetização, que acontece através de texto e não da silabilização [método de alfabetização por sílabas]. E essa é apenas uma das ferramentas que usamos. O processo de alfabetização que implantamos e aplicamos tem como objetivo romper as barreiras do sistema simplista de tratar o conhecimento. Queremos que o aluno seja um cidadão com autonomia de conhecimento, que possa usá-lo em seu meio, como agente transformador da própria realidade. O aluno deve ser o sujeito do processo de ensino-aprendizagem”, finalizou.