Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Secretário destaca importância do aterro

A obra foi orçada em mais de R$ 4,6 milhões e se localiza na rodovia MS 395, no Km 9,5

“Estamos prestes a inaugurar uma das obras mais importantes de que qualquer município do país possa desejar ou possa ter”, assim o secretário do meio ambiente Cristovam Lages Canela definiu a obra do novo aterro sanitário que será inaugurada no dia 30 de julho. A obra foi orçada em mais de R$ 4,6 milhões e se localiza na rodovia MS 395, no Km 9,5.

Segundo ele, que esteve ontem pela manhã no estúdio da Rádio Cultura FM participado do RCN Notícias, muitos benefícios serão concedidos com à partir do funcionamento do aterro. “Pelas características desse aterro, posso dizer que ele permitirá uma prevenção da saúde pública e por conseqüência melhorar a qualidade de vida”.

A diferença de como estava o local antes (lixão) e como ficou fez Canela filosofar. “Quem não tem memória não tem futuro.

É só lembrar de como estava aquele local e ver como está agora para dar valor a obra que foi feita”. O secretário aproveitou para a explicar as diferenças entre um lixão e um aterro sanitário. “No lixão todo tipo de resíduo sólido e urbano é jogado de forma direta, sem tratamento. As pessoas tem contato direto com o lixo e podem ficar doentes por isso. Lá ninguém terá acesso assim”.

Canela confirmou dizendo o local será ideal para reciclagem, pois os resíduos não vão ter contato nem com o solo, nem água e nem ar. O local será cercado e afastado da cidade. “Os resíduos líquidos não vão para os rios. O gás que eles geram só vão para a atmosfera em forma de CO2 (gás carbônico), mas com especificações técnicas permitidas por Lei”, frisou. Os trabalhadores que trabalhavam no local terão condições de continuar trabalhando. “Todos os recicladores foram convidados a trabalhar para a prefeitura”, contou.