Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Secretário do Meio Ambiente fala sobre projetos para 2009

Três lagoas vem crescendo gradativamente e com isso a preocupação com o meio ambiente também vem aumentando

A preocupação com o meio ambiente tem sido uma das pautas de maior importância nos últimos anos em todo mundo, o Brasil por sua vez tem uma preocupação especial como tema, pois abriga em seu território a floresta amazônica que é considerada o pulmão do mundo.


Três lagoas vem crescendo gradativamente nos últimos anos e com ela o crescimento industrial que por sua vez causa vários tipos de impacto ambiental no município.


Uma empresa vem se destacando no quesito cuidados com o meio ambiente,é a Mabel, que recebeu no último mês o certificado ISSO 14001 que tem como foco a proteção ao meio ambiente e a prevenção da poluição equilibrada com as necessidades sócio-econômicas do mundo atual.


Esteve presente nos estúdios da Rádio Cultura FM 106,5 o Secretário Municipal do Meio Ambiente de Três Lagoas, Cristovam Lages Canela, que falou a reportagem do RCN Notícias, que tal conquista não é importante apenas para a empresa e sim para todo o município que ganha também com incentivos aos cuidados com o meio ambiente e a iniciativa da empresa serve de exemplo para as demais indústrias situadas na cidade.

COLETA SELETIVA


O secretário falou também sobre o projeto de coleta de lixo seletiva que segundo ele já é um sonho antigo da cidade e o projeto já se encontra finalizado e pronto para ser colocado em prática.


A coleta de lixo seletiva consiste em um projeto de recepção, triagem e a destinação correta de detritos coletados por toda cidade. O projeto já esta no gabinete da prefeita Simone Tebet aguardando apenas o deferimento.


 RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL


Canela destacou que o projeto de Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil foi elaborado no ano de 2008 e é o primeiro projeto do gênero a ser implantado no estado de Mato Grosso do Sul, e segundo o secretário já esta em vigor na cidade, e esta faltando apenas regulamentação oficial do projeto que vai ser homologado em aproximadamente 120 dias.


O projeto consiste na criação de bacias de recepção de resíduos em vários pontos da cidade, segundo o secretário a primeira bacia já esta pronta, e esta localizada próximo ao Bairro Vila Piloto III. Essa bacia vai abrigar parte os resíduos da população e nela será realizada a triagem deste material sendo que parte dele será encaminhada para áreas degradadas da cidade, o que for material reciclável será encaminhado para a reutilização e o que não puder ser reutilizado será destinado ao aterro sanitário municipal.


SILAM


Sistema de Licenciamento Ambiental, também foi um projeto elaborado no ano de 2008 e segundo Canela com ele será possível a emissão de licenças ambientais à empresas pelo próprio município, que anteriormente era feito apenas por intermédio da SEMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente).


Com esse novo projeto haverá uma descentralização das emissões de licenças ambientas que são emitidas por Campo Grande às empresas da cidade, e a partir dessa nova iniciativa as empresas locais passarão a ser atendidas por técnicos municipais  gerando receita para Três Lagoas.


FONTE LUMINOSA


O secretário afirmou ao que diz respeito ao licenciamento ambiental da fonte luminosa localizada no centro da Lagoa Maior já esta resolvido e  que autorização já foi emitida para o seu funcionamento.


Canela enfatiza que a secretaria esta apenas aguardando uma data oportuna que será estabelecida pela prefeitura municipal, para a inauguração da fonte luminosa.