Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Secretário explica os critérios de distribuição de casas

O governador André Puccinelli resolveu, como combate à crise financeira, aumentar a meta habitacional

O secretário de Estado de Habitação, Carlos Marun, esclareceu como serão distribuídas as mais de 12 mil casas que o Governo Federal, através do Programa Minha Casa, Minha Vida pretende construir em Mato Grosso do Sul.


Marun disse que a divisão das casas entre os municípios do Estado devem seguir, na opinião dele, a seguinte proporção: 4,5 mil casas para Campo Grande, outras 2,5 mil para Dourados e o restante, ou seja, mais de cinco mil casas devem ser distribuídas para os demais municípios.


A afirmação do secretário de Habitação se deu em virtude do decreto assinado pelo presidente Lula que ampliou o atendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida a todos os municípios brasileiros, independentemente do número de habitantes que estes possuam. Sendo assim, todos os municípios de MS poderão ser beneficiados com a construção dessas casas destinadas ao nosso Estado.


Marun relembrou que o governador André Puccinelli resolveu, como combate à crise financeira, aumentar a meta habitacional de seu governo. Passando de 40 para 50 mil o número de casas que ele garantirá ao Estado em seu primeiro mandato.


“Temos hoje, em pouco mais de dois anos de administração André Puccinelli, 28.440 unidades habitacionais (entres as entregues, em construção e conveniadas). Portanto, para cumprirmos a determinação do governador precisamos garantir quase 22 mil unidades habitacionais. Vamos contar com essas unidades que virão através do Minha Casa, Minha Vida e, as demais serão construídas com recursos próprios do governo estadual em parceria com os municípios e outros programas federais”, esclareceu o secretário.

INSCRIÇÕES

Sobre as inscrições para participar do Programa Minha Casa, Minha Vida, Marun informou à população que as pessoas que já estão cadastradas tanto na Agência de Habitação Popular (Agehab) ou na Empresa Municipal de Habitação (EMHA), não precisam se inscrever novamente. Apenas as pessoas que ainda não são cadastradas precisam fazer suas inscrições.

Porém, as inscrições feitas na EMHA ou na Agehab são apenas para famílias que possuam renda de até três salários mínimos. As que possuem renda de três a dez salários mínimos deverão escolher sua residência diretamente nas imobiliárias e posteriormente procurar a Caixa para fazer o financiamento da mesma.