Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Secretário não vê razão para proibir pescaria na Lagoa

Cristovam Lages Canela disse que por ser pesca artesanal o atividade não altera o ecossisstema

Apesar de ter recebido parecer técnico recomendando uma análise sobre a possibilidade da adminsitração municipal proibir a pesca na Lagoa Maior, o secretário municipal de Meio Ambiente, Cristovam Lages Canela, afirmou que não vê no momento nenhuma razão para esse proibição. “Observo que a pescaria existente naquele local é artesanal e contemplativa. Os pescadores não provocam nenhuma alteração no ecossistema.

Ao ser indagado sobre o fato de que antes de incentivar a pesca a prefeitura deveria analisar se os peixes que vivem na lagoa não estão contaminados por conta da qualidade da água da lagoa, o secretário disse que primeiro precisaria reunir mais informações sobre o assunto com sua equipe, para esclarecer esta questão. Este questionamento partiu da professora Maria José Alencar Vilela, doutora em Ecologia, do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, responsável pelo parecer técnico, encaminhado ao secretário em maio deste ano.

Porém, ele ressaltou que a “identificação e fiscalização da ação nefasta daqueles que ligam a rede de esgoto nas galerias pluviais situadas no entorno da Lagoa Maior é imprescindível para qualquer atitude que envolva a qualidade da água do local”.

Embora a decisão de se proibir ou não a pesca na Lagoa seja um assunto que deva ser amplamente debatido pela comunidade, inclusive com realização de audiência pública, o Jornal do Povo ao conversas com alguns moradores da Cidade, verificou que a maioria é a favor da proibição.