Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Segurança pública é debatida em Três Lagoas

A Conseg será realizada no dia 16 de maio, às 8 horas, também na Câmara de Vereadores

A segurança pública de Três Lagoas foi alvo de debate na Câmara Municipal durante a realização da Conferência Livre, realizada nesta sexta-feira (17). O evento é uma capacitação para a 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública (Conseg), que acontece no mês de maio, e reuniu em torno de 40 representantes das instituições ligadas à segurança e da sociedade civil organizada.


De acordo com o coronel da Polícia Militar (PM), Luiz Carlos Garcia Gomes, serão estes representantes que organizarão a conferência de maio. Garcia é o coordenador da Comissão Organizadora Estadual, capacitada por membros da Conseg Nacional.


“Nós fomos capacitados em Campo Grande e agora, esta comissão, formada por 40 pessoas, irá capacitar os representantes municipais. Eles [capacitados] serão os facilitadores do evento que acontece no próximo mês”, explica. Garcia, acompanhado de outros três representantes da comissão, acompanhou a discussão dos sete eixos propostos pela Conseg Nacional, no Município.

Os eixos são os seguintes: Gestão democrática; financiamento e gestão da política pública de segurança; valorização profissional e otimização das condições de trabalho; repressão qualificada da criminalidade; prevenção social do crime e das violências; diretrizes para o sistema penitenciário e diretrizes para o sistema de prevenção, atendimento emergências e acidentes.


“Cada grupo irá discutir sobre um ou mais eixos propostos. Ao final serão escolhidas, por meio de votação, 21 diretrizes que poderão ser adotadas. Elas serão descritas em um relatório que irá diretamente para Brasília”.


Um dos benefícios da Conseg citados pelo coordenador é a ordem dos eventos: “Aqui, as diretrizes de uma conferência municipal podem ir diretamente à nacional [que acontece em agosto] sem passar, obrigatoriamente, pela mobilização realizada no estado”.

PARTICIPAÇÃO

Para Garcia, o principal objetivo da Conseg é democratizar as ações de segurança pública, aproximando comunidade e instituições policiais. “Esta é a chance da população ser ouvida. Das instituições saberem o que ela precisa, o que ela pensa. É a chance de participar das decisões e também entender as nossas limitações. No entanto, ainda é pequena a participação”, destaca.


O oficial explica que deve surgir da sociedade o apoio necessário para pressionar os diligentes.


A Conseg será realizada no dia 16 de maio, às 8 horas, também na Câmara de Vereadores. A expectativa é que o evento reúna em torno de 140 participantes. Três Lagoas será o primeiro município do Estado a promover o evento. (R.P)