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Sem avanço, porto seco de Três Lagoas não sai do papel

Estação Aduaneira do Interior seria instalada em uma área de seis hectares na Fazenda Rodeio em Três Lagoas

Porto seco > é necessário para atender a demanda das indústrias de Três Lagoas - Divulgação
Porto seco > é necessário para atender a demanda das indústrias de Três Lagoas - Divulgação

Em discussão há mais de 10 anos, a Estação Aduaneira do Interior ,o porto seco, de Três Lagoas, até hoje não saiu do papel. Em 2012, a administração municipal realizou e apresentou o Estudo de Viabilidade Técnico- Econômica e Ambiental, bem como de orçamento para a implantação do projeto, considerado importante e necessário para o desembaraço e escoamento da produção industrial do município. No entanto, passado 11 anos, até hoje o projeto não foi licitado pelo governo federal. 

Após anos de espera e depois de várias reuniões, a previsão era de que o porto seco fosse licitado no segundo semestre do ano passado. Uma comissão chegou a ser formada para tratar a implantação do porto seco de Três Lagoas e um novo levantamento de viabilidade deveria ter sido feito para que a Receita Federal abrisse licitação no ano passado, o que não aconteceu. 

A Estação Aduaneira do Interior deveria ser instalada em uma área de seis hectares na Fazenda Rodeio em Três Lagoas, que será doada para a Receita Federal. “O proprietário dessa área já assinou documento com o Município e Estado, se dispondo a fazer doação da área, que só não foi concretizada, porque o proprietário precisa ter a certeza que o projeto vai sair do papel. Mas a área continua à disposição, inclusive no ano passado, houve a manifestação de um grande grupo chinês, interessado em construir o porto seco, através de uma parceria com a União, Estado e Município, e por um certo período, administrar toda a estrutura e operação aduaneira”, informou o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Aparecido de Moraes. 

O secretário destacou que o porto seco é extremamente importante e necessário para atender a demanda das indústrias de Três Lagoas. “Principalmente as grandes indústrias que encaminham os seus produtos para o Porto de Santos, os quais nunca têm ciência da data correta para o embarque dos produtos em navios para outros países”, destacou Moraes. 

O estudo de Viabilidade Técnico- Econômica mostra que o local indicado é propício para a instalação do projeto, já que fica próximo a BR-262. Além disso, o contorno rodoviário em construção passará pelo local, interligando a BR-262 até a BR-158. Portanto, o local seria estratégico para empresas instaladas no Distrito Industrial, que ficam próximo a saída para o Estado de São Paulo, na BR- 262, bem como para Suzano e UFN 3, na BR-158, sentido Brasilândia.