Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Semana Municipal de Trânsito faz apelo à vida

"Pare e Pense! Quem respeita a vida está no caminho certo? é o slogan da campanha deste ano

Foi lançada na manhã de ontem (27) no auditório da Unidade I da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) a 3ª Semana Municipal do Trânsito.


Para esta campanha, o slogan de conscientização, dirigido aos condutores de veículos e pedestres é o respeito à vida. “Pare e Pense! Quem respeita a vida está no caminho certo”.

Esta é a mensagem central desta campanha que, neste ano, está direcionada especialmente às crianças, dentro do programa de educação no trânsito, que deverá ser intensificado no decorrer desta e das próximas semanas, em todas as escolas da rede municipal.


Inserido no contexto do slogan, serão feitos nesta campanha dois importantes questionamentos: “Você obedece aos limites de velocidade?” e “Você dá preferência aos pedestres?”.


Duas grandes novidades estarão movimentando a campanha deste ano. A primeira será o envolvimento dos alunos da rede pública municipal.

As crianças estarão munidas de um “bloco de multas”, simbólicas, onde anotarão o tipo de infração dos motoristas e demais condutores de veículos.

No modelo de “multa”, além de especificar se o condutor era o papai, a mamãe ou um estranho, a criança irá anotar se houve um ou mais tipos de infração, como: se “dirigiu com fones nos ouvidos ou telefone celular; se “dirigiu em alta velocidade”; se “parou sobre a faixa de pedestres”; se “não está usando cinto de segurança”; e se “ultrapassou o sinal vermelho”. O modelo de multa, com finalidade de conscientização e educação, deverá ser entregue ao condutor do veículo.


Além destas ações práticas, na quinta-feira (30), em locais ainda a serem definidos, serão realizadas blitzes educativas, com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar Rodoviária (PMR), Pelotão de Trânsito do 2º Batalhão da Polícia Militar (2ºBPM), Circunscrição Regional do Departamento Estadual de Trânsito (Ciretran) e Corpo de Bombeiros.


A segunda novidade desta campanha é o lançamento do mascote, que representa o agente fiscalizador do  trânsito. O mascote ainda não tem nome. Ele será escolhido pelas crianças da escolas municipais, através de concurso.


Na solenidade, além da prefeita Simone Tebet e do diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Milton Gomes da Silveira, estavam: presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Milan Amici; promotor de Meio Ambiente, Antônio Carlos Garcia de Oliveira; vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Maria Moura de Paula; presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Regina Duarte; e representantes da PRF, PMR, 2ºBPM e Ciretran.

VIOLÊNCIA

Os dados do Pelotão de Trânsito da Polícia Militar revelam que o trânsito urbano de Três Lagoas possui altos índices de violência. Por essa razão, a adequada escolha do slogan, que é um apelo ao respeito à vida.


Segundo o vídeo, exibido na solenidade de lançamento da Semana Municipal de Trânsito, no mês de março foram registrados 73 acidentes de trânsito, que resultaram 68 vítimas com ferimentos, uns graves outros de natureza leve, mas com duas vítimas fatais.


Nos 345 acidentes de trânsito, registrados nos três primeiros meses do ano, em 254 deles os envolvidos eram motociclistas e 59 condutores de bicicleta. 


Na maioria dos acidentes de trânsito, assim como na maioria das infrações cometidas pelos condutores, a principal causa “é a imprudência por falta de cidadania e educação”, disse a professora Creuza Monteiro Ramos Ferrari. Ela é diretora de Educação no Trânsito. Ela informou que, no decorrer desta semana, “iremos focar os principais problemas de trânsito que ocorrem em Três Lagoas”, disse.


Quanto à educação, Creuza explicou que será dada prioridade às crianças. “acreditamos que as crianças é que irão mudar a realidade do trânsito”, observou, referindo-se aos dados da violência do trânsito urbano.


Por sua vez, a prefeita Simone Tebet lembrou que Três Lagoas é a primeira cidade do Estado a instituir uma Semana Municipal de Trânsito, “graças à iniciativa de Projeto de Lei do ex-vereador Cláudio César de Alcântara.


“Ao falar de trânsito, é importante também lembrar das calçadas, do direito do pedestre, a questão da mobilidade urbana”, observou a prefeita.


A esse respeito, a prefeita referiu-se às medidas que já foram adotadas, atendendo à sugestão do Ministério Público. Ela deu como exemplo da avenida Rosário Congro, onde o camelódromo ocupa toda a calçada que deveria ser exclusiva do pedestre. “Estamos providenciando a retirada do camelódromo e sua transferência para o prédio do antigo mercadão”, informou.