Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Senac promove cursos profissionalizantes gratuitos em TL

São 400 vagas para cursos de garçom, operador de caixa, vendedor e auxiliar administrativo, dentro do Programa Senac Gratuidade

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Mato Grosso do Sul, integrante do sistema da Federação do Comércio (Fecomércio), anunciou o lançamento do Programa Senac de Gratuidade (PSG), que oferecerá vários cursos gratuitos de educação profissional de nível inicial e técnico.

O PSG está inserido numa ação nacional de inclusão social para a população de baixa renda, criando a oportunidade de capacitação profissional gratuita e inserção no mercado de trabalho e geração de renda.

Em Mato Grosso do Sul, estão sendo oferecidos cursos de garçom, operador de caixa, vendedor e auxiliar administrativo. Serão beneficiadas a população de Três Lagoas, Campo Grande, Dourados, Aquidauana e Corumbá.

As inscrições estão abertas e o prazo se estende tão somente até o dia 31 deste mês.

Segundo a diretora do Senac/MS, Regina Ferro, o PSG foi criado para atender às necessidades da população cuja renda familiar mensal por pessoa não ultrapasse um salário mínimo e meio. “Os candidatos a essas vagas devem ser alunos que estejam cursando, ou já tenham concluído, a educação básica e trabalhadores empregados ou desempregados.  Os cursos oferecidos no PSG terão a mesma qualidade oferecida pelo Senac nas suas programações normais. Inclusive, os materiais didáticos, como livros e CDs, e o material de consumo dos cursos serão distribuídos gratuitamente aos alunos que fizerem parte do PSG”, informou Regina Ferro.

Como há muito mais interessados do que vagas, haverá um processo seletivo para participar dos cursos do PSG.  Esta seleção será baseada em critérios que atendem aos requisitos de acesso exigidos pela Instituição para ingresso no curso escolhido e pelos critérios estabelecidos no PSG.

A aprovação no processo seletivo obedecerá aos seguintes critérios: a ordem de classificação no Índice PSG, que envolve vários pontos, a quantidade de vagas oferecidas no curso escolhido pelo candidato e a apresentação dos documentos exigidos para a matrícula.
]
Um ponto importante é que, como projeto é voltado para dar chance a quem realmente quer estudar e crescer, o aluno ou responsável, no ato da matrícula, assinará um termo de compromisso, na qual estão definidas as regras a serem cumpridas, bem como as conseqüências previstas para os casos de desistência sem justificativa. O aluno que abandonar o curso, por exemplo, terá a matrícula cancelada e terá de esperar um ano para fazer uma nova solicitação de vaga no PSG.

Para se inscrever no Programa Senac de Gratuidade, o interessado deve acessar o site www.ms.senac.br e clicar em Gratuidade ou ir a uma das unidades do Senac na capital ou interior.