Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Servidores municipais discutem proposta de reajuste

Na última terça-feira (9), a prefeita Simone Tebet apresentou a proposta de 6,25%

Servidores públicos municipais se reuniram no fim da tarde de ontem (16) para discutir a proposta de reajuste salarial de 2009.

A assembléia geral teve início às 16h30, no recinto de eventos da Vila Vicentina. De acordo com o presidente do Sindicato, José Vieira, a proposta apresentada pelo Município é quase a metade do que havia sido solicitado pelos servidores – eles queriam um reajuste mínimo de 15%.

Na última terça-feira (9), a prefeita Simone Tebet apresentou, em reunião, a proposta de 6,25% de reajuste (retroativo ao mês de abril de 2009), pagamento de insalubridade aos servidores que tem direito – cerca de 300 – e a retomada das discussões sobre plano de cargos e carreiras e ticket alimentação a partir de julho deste ano.


“Como justificativa, ela nos disse que o Município havia sofrido perdas na arrecadação por conta da crise econômica mundial. Hoje, vou apresentar a proposta aos servidores, caso eles não aceitem, a discussão será reaberta, porém ela foi bastante taxativa ao dizer que não poderá conceder mais daquilo que foi proposto”, disse.


Além da crise, José Vieira explica que a prefeitura segue uma indicação da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) de que os municípios trabalhassem o reajuste baseado na inflação do período – em torno de 5.92%, de acordo com o sindicalista. “Ficou um pouco acima da inflação, mas é importante deixar claro que não atende as expectativas dos servidores”.


Vieira explicou que a votação para a aprovação, ou não, da proposta é aberta. A decisão será por meio da maioria (50% dos presentes mais um). Para isto, foram feitas duas chamadas: a primeira, às 17 horas e a segunda às 17h30. O sindicato aguardava a participação de uma média de 250 a 300 servidores no local. Serão eles que decidirão o destino salarial dos outros 1,2 mil servidores da Prefeitura que serão contemplados pelo reajuste.


No ano passado, a classe conquistou um reajuste maior. Vieira lembra que em 2008 os servidores tiveram um reajuste de 7% a 10%, de acordo com o cargo ocupado. (R.P)