Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Sesi de TL vai participar do Projeto Ecotroca para arrecadar lâmpadas, pilhas e baterias

O projeto tem como objetivo recolher os materiais que são considerados altamente poluidores e prejudiciais à saúde

A partir de junho, o Sesi de Três Lagoas vai participar do Projeto Ecotroca, que disponibilizará cinco postos de coleta de lâmpadas, pilhas e baterias usadas na cidade para que a população possa fazer o descarte correto desses materiais. Realizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Três Lagoas, em parceria com a Cesp (Companhia Energética de São Paulo) e Mabel, o projeto tem como objetivo recolher os materiais que são considerados altamente poluidores e prejudiciais à saúde.

Segundo Fabiana Otero Barbosa, técnica do Sesi de Três Lagoas, o descarte de materiais como lâmpadas, pilhas e baterias é considerado um problema geral, já que pilhas e baterias têm poder radioativo e nas lâmpadas há o mercúrio. Ela explica que, trabalhando a sensibilização e a mobilização, as escolas do município estão recebendo apresentações de teatro e palestras voltadas a conscientização sobre meio ambiente. “O objetivo é fazer que, por dos alunos, o tema atinja a todos os núcleos, já que as crianças geralmente levam o que aprenderam na escola para casa”, disse.

A gestora ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Três Lagoas, Maísa Queiroz da Costa, informa que será um incentivo a mais para que os adultos também se mobilizem. “Todos podem contribuir para que os materiais sejam descartados corretamente”, completou, destacando que nos pontos que serão montados pela Prefeitura as crianças ainda poderão realizar a troca e ganhar um pacote de bolacha, o que servirá como um atrativo. “Basta juntar três lâmpadas, mais uma pilha ou bateria, e levar a um dos pontos de troca”, informou.