Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Sessões da Câmara serão realizadas durante a manhã

Projeto que modifica o regimento interno da Casa foi aprovado ontem pelos vereadores

A partir de agosto deste ano, dia 4, as sessões da Câmara de Vereadores passarão a ser realizadas das 9h às 12 horas da manhã. O projeto de Lei que modifica o regimento interno do Legislativo Municipal, passando as sessões ordinárias das 19 horas para o período matutino, foi aprovado na sessão de terça-feira (30), por oito votos a um, e sem ouvir a população, como estava previsto.

De acordo com a assessoria, o presidente da Câmara, Fernando Milan (PMDB), a pesquisa junto à população foi realizada com os cidadãos que freqüentam a sessão da Casa periodicamente.

Em sua justificativa de voto, o presidente informou que a medida visa atrair maior número de participantes nas sessões – hoje, quase vazia – e também otimizar os trabalhos da Câmara. “Quando assumimos, mudamos o horário das 19h30h para as 19 horas, no entanto, ainda não conseguimos encontrar uma forma de resolver o problema [ de falta de participação da sociedade] à contento, por isto decidimos mudar o horário para o período vespertino”, explicou.

De acordo com ele, a decisão de colocar o projeto em votação foi tomada em uma reunião realizada na manhã de terça, que contou com a participação de todos os vereadores. “É uma nova experiência. Algumas Câmaras já funcionam neste horário por todo o Brasil, entre elas, a de Campo Grande, de onde tiramos a experiência e decidimos traze-la para cá”, completou.

O único membro da Casa contra a mudança foi o vereador Ângelo Guerreiro (PDT). Em sua justificativa, ele reforçou que a tradição das sessões da Câmara no período noturno.  Para o vereador, a mudança só poderia ser aprovada após ouvir a população em geral. “Sei que fui voto vencido, mas as uma mudança como está, antes de mais nada, tem que ser pensadas. Deveria ser feita uma audiência pública ou até mesmo uma enquête para ouvir a população”, reforçou.

O vereador Jorginho do Gás (PSDB) foi a favor da mudança de horário, no entanto propôs para que as sessões fossem reprisadas no período noturno, por meio de rádios e emissoras de TV. “É difícil concorrer com a novela da dona de casa, com o Jornal Nacional, por isso a mudança de horário é a melhor alternativa para atrair mais pessoas. Porém, seria importante um estudo para que as sessões sejam transmitidas, ao vivo, em emissoras de TV [como já acontece] e em rádios para que as donas de casa ou trabalhadores pudessem ouvir, e reprisadas à noite. Com isto conseguiríamos atender a todos”, destacou.

Jorge Martinho (PMDB) também apoio a proposta. Segundo ele, a tradição do rádio é grande em Três Lagoas e as sessões poderiam ser transmitidas tanto nas AMs quanto nas FMs.   

OPINIÕES DIVIDIDAS

Em uma enquete realizada pela equipe do Jornal do Povo, publicada na edição de ontem (1º), ficou claro a divisão de opiniões da população sobre o assunto. Das seis pessoas entrevistadas, duas foram neutras, declarando que a mudança não alteraria em nada; uma é contra aos dois horários [existente e futuro] e três foram contra, alegando que no período vespertino a maioria das pessoas está no trabalho e não podem participar. Todos informaram à reportagem que nunca participaram de uma sessão da Câmara.

A vereadora Vera Helena (PMDB) não participou da votação. O presidente da Câmara, Fernando Milan, justificou que ela teve de faltar à sessão por conta de um problema de saúde na família.

A sessão de terça-feira (30) serviu para que os vereadores limpassem a pauta antes do recesso. Já que as próximas duas sessões serão destinadas exclusivamente para a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Município. O projeto está na Casa desde o dia 15 de abril. O recesso dos vereadores está programado para iniciar no dia 14.