Veículos de Comunicação

Ibge

Setor de serviços avança 1,4% em MS

Índice marca o terceiro melhor já registrado no estado para o mês de janeiro desde 2012

Setor de transportes sustentou índice nacional. - Foto: Arquivo CBN/Isabelly Melo
Setor de transportes sustentou índice nacional. - Foto: Arquivo CBN/Isabelly Melo

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados nesta quarta-feira (16), mostram que o setor de Serviços avançou 1,4% em Mato Grosso do Sul em janeiro deste ano.

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços e apontam que o índice é o terceiro melhor já registrado no mês de janeiro desde o inicío da pesquisa, em 2012.

Já nos últimos 12 meses o avanço do setor no estado ficou em 12,5%. Mato Grosso do Sul foi o estado com a décima menor variação em comparação com os outros estados, em janeiro. 

Os locais com taxas negativas são o Distrito Federal (-9,1%), Rio de Janeiro (-1,2%) e Minas Gerais (-1,9%). Em contrapartida, São Paulo (0,6%) e Goiás (4,5%) registraram os principais avanços do mês.

Na escala nacional, o setor de serviços registra queda de 0,1% entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.

Segundo os dados, os setores de transportes e de serviços profissionais sustentaram o índice em janeiro no Brasil todo.  Em janeiro, os setores com índices positivos foram: transportes (1,4%) e serviços profissionais, administrativos e complementares (0,6%).

Já os setores com maior queda são os serviços de informação e comunicação (- 4,7%), que recuaram pelo segundo mês consecutivo (-4,9%).