Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Simone participa do 1º Encontro de Empresários de TL

Na ocasião participaram cerca de 50 empresários e representantes de indústrias da cidade

A prefeita Simone Tebet (PMDB) participou na manhã de ontem (9) da abertura do 1º Encontro de Empresários de Três Lagoas, evento promovido pela Solving Efeso Consultoria América do Sul, no salão de eventos do Hotel OT. Na ocasião participaram cerca de 50 empresários e representantes de indústrias da cidade, além de secretários e diretores municipais, e entidades do setor.

Compuseram a mesa diretiva do Encontro a prefeita Simone Tebet; o diretor da Solving Efeso Consultoria América do Sul, Paulo Yida; a gerente da empresa, Ariadne Garotti; e o superintendente de Indústria, Comércio e Serviço do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Jonathas Soares de Camargo.

O Encontro teve por objetivo reunir empresários e representantes de empreendimentos locais para a discussão de questões pertinentes a área, promovendo também a ocasião para solucionar problemas pendentes de algumas empresas com o Município.

A prefeita Simone destacou, em seu discurso de abertura, aspectos econômicos do município, bem como a garantia de desenvolvimento e empregos. “Apesar de toda a crise econômica, Três Lagoas, graças à participação dos comerciantes e empresários, conseguiu manter os empregos para a população. E é nos momentos de crise que devemos ser ousados, e a cidade não parou”.

Sobre o desenvolvimento do setor industrial, Simone lembrou que o segundo ciclo de expansão iniciou em 2005, com a abertura de novos empreendimentos. “Em decorrência da chegada de novas indústrias, a cidade também obteve um recorde nacional. Em 2007, foi o município que teve a maior valorização de terra no País e onde o progresso está realmente acontecendo”, acrescentou Simone, ao mencionar sobre Três Lagoas estar entre os 300 municípios mais dinâmicos do Brasil, passando da 162ª posição em 2007, para o 115º lugar no ano de 2008.

A prefeita também falou das receitas do Município, pontuando os tributos arrecadados pelo setor industrial como um dos principais fatores para aumentar a parcela do ICMS. Sobre os investimentos para este ano, Simone reforçou a conclusão do aeroporto municipal, a inauguração do aterro sanitário, e previsão do contorno ferroviário, com valor empenhado de R$ 30 milhões. “Estamos na expectativa de que a partir de setembro esta obra federal possa começar, e com certeza irá beneficiar muitas empresas, principalmente pelo aspecto de economia para o escoamento da produção”, declarou Simone. A previsão é que esta obra terá a duração de 1 ano e 7 meses.

Por fim, a prefeita ainda falou sobre a implantação da escola técnica federal, investimento que também pode acontecer ainda em 2009. “Temos fé na nossa cidade, no nosso povo e nos nossos parceiros. E eu tenho a convicção que o progresso do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul passa por Três Lagoas”, concluiu Simone.

Avaliação

Conforme o diretor do Departamento de Indústria e Comércio, Otony Ávila Ornellas, o 1º Encontro de Empresários ressalta a importância de se promover eventos da área. “Tivemos o contato direto com proprietários de indústrias, com um representante da Secretaria de Estado de Produção e Turismo, e também com outros empresários que planejam novos investimentos na cidade”, informou Ornellas. Para o diretor, a avaliação do evento é muito positiva e, segundo ele, já está prevista a realização de novos encontros como este, com objetivos priorizados.