Veículos de Comunicação

Novela

Sinopec quer pagar 35% da dívida dos credores da UFN 3

Empresários querem pagamento integral de dívidas deixadas pelo consórcio

https://youtube.com/watch?v=YHK3OuRJIBo

A Sinopec, empresa que formava o Consórcio UFN 3 com a Galvão Engenharia, propôs pagar 35% da dívida deixada por elas aos fornecedores que prestaram serviço para a Petrobras na construção da fábrica de fertilizantes de Três Lagoas.

A dívida ultrapassa R$ 70 milhões. Somente com os empresários de Três Lagoas a dívida soma R$ 36 milhões. Os fornecedores estão sem receber desde o final de 2014,quando a Petrobras rompeu o contrato com o consórcio, ocasião em que a obra foi paralisada- situação em que se encontra até hoje.

Na semana passada, durante reunião no Rio de Janeiro, cerca de 100 empresários decidiram recusar a proposta da Sinopec , que entrou na Justiça carioca com pedido de recuperação judicial. A cláusula 5.7 do plano de recuperação prevê que a empresa assuma 35% das dívidas.

No entanto, segundo o advogado de parte dos fornecedores, Umberto Garcia, os empresários votaram pela retirada dessa cláusula para que a Sinopec fique responsável por 100% da dívida. “Caso contrário, será reprovado o plano e a empresa terá decretada sua falência”, explicou o advogado.

Inicialmente a Sinopec apresentou um plano para quitar 15% do crédito à vista ou 30% a receber em dez anos, e mais, tendo como lastro de pagamento o valor advindo de duas ações contra a Petrobras. Proposta que também já havia sido rejeitada pelos credores.

A Sinopec vai analisar novamente o posicionamento dos empresários e uma nova assembleia será realizada no Rio de Janeiro nos próximos dias.

Veja a matéria