Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Sistema Penitenciário se mobiliza para a Conseg

A decisão foi tomada na terça-feira (24) após palestra para os servidores penitenciários

O Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul está se mobilizando para a participação na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg). Os próximos encontros do Grupo de Estudos “Construindo o Saber”, formado por servidores da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) serão enfocados na 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg).
A decisão foi tomada na terça-feira (24) após palestra para os servidores penitenciários sobre o tema com o coronel da Polícia Militar Luiz Carlos Garcia Gomes, superintendente de Políticas Segurança Pública da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) e coordenador da Conseg no Estado.
A 1ª Conseg é dirigida pelo Ministério da Justiça (MJ) e envolve a participação de diversos segmentos da sociedade. A conferência compreende a um conjunto de discussões no país, com o objetivo de consolidar uma política nacional para o setor de segurança pública.
O “Grupo de Estudos Construindo o Saber” reúne-se semanalmente e tem como objetivo debater assuntos que favoreçam o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais no Sistema Penitenciário e é aberto a participação de todos os servidores da Agepen.
Agora, as discussões do Grupo de Estudos “Construindo o Saber” serão voltadas ao eixo seis do texto-base da 1ª Conseg, documento que serve de referência como ponto de partida para o debate nacional sobre segurança pública proposto pelo Ministério da Justiça. São sete eixos temáticos no total – o eixo seis trata das diretrizes para o Sistema Penitenciário.
É importante que os servidores penitenciários participem dos encontros e tragam idéias e sugestões para que uma proposta sólida seja elaborada para ser levada à etapa estadual da Conferência. A etapa da 1ª Conseg em Mato Grosso do Sul, cujo lançamento oficial será no dia 30 deste mês, será realizada entre os dias 15 e 17 de julho, em Campo Grande.
A fase estadual é preparatória para a Conferência Nacional, que acontecerá de 27 a 30 de agosto, em Brasília (DF). Esta será a primeira vez que a sociedade brasileira participará do processo de discussões de um novo modelo de segurança pública para o país.