Veículos de Comunicação

Educação

Sisu oferece 214 vagas na UFMS e IFMS em Três Lagoas

Para participar, o candidato deve ter feito a edição de 2022 do Enem e ter obtido nota acima de zero na prova de redação

Para participar, o candidato deve ter feito a edição de 2022 do Enem e ter obtido nota acima de zero na prova de redação - Divulgação/TVC
Para participar, o candidato deve ter feito a edição de 2022 do Enem e ter obtido nota acima de zero na prova de redação - Divulgação/TVC

As inscrições para o primeiro processo seletivo de 2023 do sistema de seleção unificada terminam nesta sexta-feira (24/02). Em três lagoas são 214 vagas para 20 cursos diferentes, tanto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), quanto para o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

As vagas são abertas semestralmente por meio de um sistema informatizado que executa a seleção dos estudantes com base na nota do Enem.

Para participar, o candidato deve ter feito a edição de 2022 do exame nacional do ensino médio (Enem) e ter obtido nota acima de zero na prova de redação. A inscrição deve ser feita pelo site oficial do Sisu.

O estudante poderá se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga com a possibilidade de alterar as opções durante todo o período de inscrições, sendo validado o último registro no sistema

Nesta edição do programa são ofertados 226.399 mil vagas em 128 instituições públicas, sendo 63 universidades federais.

O resultado da seleção, com a divulgação das notas de corte, será no dia 28 de fevereiro. O candidato deverá realizar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual foi selecionado no período de 2 a 8 de março. Os dias, os horários e os locais de atendimento serão definidos por cada instituição de ensino em seu edital próprio.

O processo seletivo do Sisu é feito por uma única chamada, mas é possível disputar uma vaga por meio da lista de espera. O prazo para manifestar interesse na lista de espera vai de 28 de fevereiro a 8 de março.

Nessa fase, o candidato deverá indicar apenas um dos dois cursos escolhidos anteriormente. A manifestação de interesse na lista de espera assegura ao estudante apenas a expectativa de conseguir a vaga, mas a matrícula ou o registro acadêmico estão condicionados à existência de vaga e ao atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares.

Confira a reportagem completa: