Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Sorteio dos lotes da Fazenda Arapuá acontece neste sábado

O novo desafio agora é montar um estudo sobre as culturas que devem ser implantadas

Depois de mais de seis anos de espera, o processo de reforma agrária da Fazenda Arapuá, situada às margens da rodovia BR-262, está a um passo de se transformar em realidade. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) sorteia neste sábado (19) lotes para os 69 trabalhadores rurais que estão acampados desde março na fazenda.

Os pequenos produtores rurais fazem parte da 2ª etapa do assentamento Pontal do Faia, o primeiro fundado no Município. Por cerca de seis anos, eles ficaram acampados no Córrego da Moeda, as margens da BR-158. Em seguida, passaram o acampamento para as proximidades da fazenda e, desde março deste ano, estão em acampamentos próximos à sede da propriedade rural. No sábado eles passam a fazer parte do “Assentamento 20 de março”. O sorteio acontece às 11 horas na fazenda.

Depois de receber os lotes, o novo desafio será a liberação de linhas de crédito que os trabalhadores têm direito, como Crédito de Apoio Inicial, que corresponde a R$3,2 mil por famílias. A ajuda irá garantir os primeiros investimentos a novos assentados.

Segundo a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Jenir Neves, as comissões compostas por membros das famílias beneficiadas já foram montadas para administrar os recursos destinados pelo governo federal para a implantação dos assentamentos. “Vamos receber R$ 6 mil. O nosso projeto ainda vai ser estudado e analisado. Mas pensamos em ter como foco a bacia leiteira. O leite será nosso carro-chefe. Mas vamos investir também em outras culturas, como criação de animais de pequeno porte, fruticultura ou horticultura, mas a nossa principal meta é produzir e industrializar, agregar valores ainda dentro do assentamento”, destacou.

Para isto, o assentamento Arapuá trará uma novidade. Do total da área da fazenda, 1,5 hectares foram destinados para uma área comercial comum entre os assentados. A “grande feira” ficará próxima à BR-262 e será um espaço para que os pequenos produtores comercializem seus produtos sem precisar vir à Cidade. Ao todo, mais de 500 famílias estão na lista de espera do Programa Federal de Reforma Agrária, em Três Lagoas.

Está prevista a vinda do senador Valter Pereira (PMDB) e do superintendente do Incra, Valdir Cipriano do Nascimento.