Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Suzano e IEL estão com inscrições abertas para qualificação de pessoas com deficiência

As aulas estão previstas para iniciar no dia 31 de outubro

As aulas estão previstas para iniciar no dia 31 de outubro - Divulgação/Assessoria
As aulas estão previstas para iniciar no dia 31 de outubro - Divulgação/Assessoria

Seguem abertas até o dia 21 deste mês as inscrições para o curso de Ajudante de Campo e Viveiro voltado exclusivamente para pessoas com deficiência em Três Lagoas (MS). A iniciativa faz parte do Programa Somar da Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto , realizado em parceria com o IEL (Instituto Euvaldo Lodi) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), com o objetivo qualificar pessoas com deficiência para o mercado de trabalho.

Com 16 vagas disponíveis, o curso será para Ajudante de Campo e Viveiro, visando atender a demanda existente no setor florestal da região. O processo seletivo está sendo gerido pelo IEL. Para participar do processo seletivo, as pessoas interessadas devem atender aos seguintes pré-requisitos: ser PcD (candidatos e candidatas devem apresentar laudo médico atualizado dos últimos 12 meses); ter 18 anos ou mais; Ensino Médio completo; dispensa militar para homens; disponibilidade para estudar no horário vespertino (13h às 17h) e residir no município de Três Lagoas (MS). As inscrições devem ser realizadas, até o dia 21 deste mês, pelo site.

As aulas estão previstas para iniciar no dia 31 de outubro e serão realizadas de segunda a sexta-feira, com quatro horas diárias de duração, totalizando 78 horas/aula de formação. Alunos e alunas terão gastos com as aulas e materiais didáticos custeados pela companhia e receberão uma bolsa de auxílio transporte no valor de R$ 300,00 enquanto durar a formação.

Diversidade e inclusão

Desde o início do Programa Somar, a Suzano já formou 17 pessoas com deficiência para atuar no setor de celulose em Três Lagoas. Deste total, dez alunos foram contratados pela empresa, o que equivale a um índice de 59% de absorção dos formados e formadas.

As duas primeiras turmas foram voltadas para atender as demandas da indústria de celulose. Agora, o objetivo da empresa é qualificar pessoas com deficiência para atuarem no setor florestal.

"A promoção da pluralidade no ambiente de trabalho e da equidade de oportunidades faz parte dos compromissos públicos da companhia para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Na Suzano, temos um direcionador que diz que 'Só é bom para nós, se for bom para o mundo' e promover a diversidade nos faz crescer como profissionais e como sociedade", destaca Angela Aparecida dos Santos, gerente Executiva de Gente e Gestão da Suzano em Mato Grosso do Sul.

Entre as metas de longo prazo da companhia, estão ações como: garantir 100% de acessibilidade e alcançar ambiente 100% inclusivo às pessoas com deficiência; alcançar 30% de mulheres e pessoas negras em cargos de liderança e 100% de ambiente inclusivo para LGBTQIAP+ até 2025. 

Após a conclusão do programa, todas as pessoas certificadas poderão participar de futuras seleções da Suzano, de acordo com a disponibilidade de vagas ofertadas pela companhia.

Serviço

Mais informações pelo site ou pelo telefone (67) 99627-7832.