Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Termina nesta segunda o prazo de inscrição para 1,6 mil vagas no IFMS

As vagas são para Três Lagoas e outros nove municípios de Mato Grosso do Sul

Termina nesta segunda-feira (7), o prazo de inscrições para 1,6 mil vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), no exame de seleção 2017. As inscrições devem ser feitas pelo site da instituição, onde também está disponível o edital do processo seletivo. 

As vagas são para Três Lagoas e para os municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã. A taxa de inscrição é de R$ 20 e pode ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil até terça-feira (8). O prazo vale também para os candidatos que tiveram a solicitação de isenção da taxa de inscrição negada. A lista dos pedidos de isenção deferidos e indeferidos está disponível na internet.

Os cursos técnicos oferecidos são em Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia. Podem se inscrever estudantes que concluíram ou irão concluir o ensino fundamental até a data da matrícula, prevista para janeiro do ano que vem. Também é preciso ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio.

 

Prova
Será aplicada no dia 20 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus. Serão 50 questões objetivas de língua portuguesa (20), matemática (20) e conhecimentos gerais (10). A previsão é que a primeira chamada seja divulgada no dia 9 de dezembro. As chamadas subsequentes deverão ocorrer a partir de janeiro de 2017.

Curso integrado

Nesta modalidade, o estudante cursa o ensino médio e a formação técnica de forma articulada. O diploma tem validade nacional e o habilita tanto a ingressar em cursos de nível superior quanto ao exercício profissional.

O estudante pode participar de programas de iniciação científica e tecnológica do IFMS, que permitem a realização de pesquisa aplicada sobre temas das mais variadas áreas de conhecimento, além de atividades de extensão junto às comunidades dos municípios.