Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Três Lagoas aguarda resultado de quatro casos suspeitos de Chikungunya

Um caso suspeito de uma paciente de seis anos foi diagnosticado nega

A Secretaria Municipal de Saúde Pública, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e Saneamento de Três Lagoas aguarda o resultado de quatro casos da febre Chikungunya, na cidade.

O último caso registrado foi no dia 1º de dezembro, se trata de um homem de 29 anos, morador da Vila Piloto. Recentemente um dos casos suspeitos, de uma menina comseis anos de idade, moradora do bairro Jupiá, foi diagnosticado negativo.

Os outros casos de febres são de três homens, sendo um de 56 anos do bairro Vila Nova, o segundo de 30 anos do Jardim São Jorge e o por último um adolescente, de 14 anos, da cidade de Água Clara.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde e Saneamento, Neide Yuki, não há uma previsão para divulgação dos resultados as coletas são enviadas para o Lacen, na cidade de Campo Grande, e posteriormente encaminhada para o Instituto Evandro Chagas, no estado do Pará.

Segundo o último boletim Epidemiológico nº5, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, com dados até o dia 11 de dezembro, existem 44 casos suspeitos da febre, aguardando resultado no estado.

CHIKUNGUNYA

Considera-se suspeito da febre, um indivíduo com febre de início súbito maior que 38,5°C e dor intensa nas articulações de princípio agudo, acompanhada ou não de edemas (inchaço), não explicado por outras condições, sendo residente ou tendo visitado áreas onde estejam ocorrendo casos suspeitos até duas semanas antes do começo dos sintomas ou que tenha vínculo com algum caso confirmado.

A recomendação para pacientes com suspeita da febre é: manter repouso; tomar muito líquido, como água, suco de frutas, soro caseiro, chás, água de coco e sopas e evitar a exposição a mosquitos.

Em alguns casos, as dores articulares permanecem por meses e até anos, pode acontecer infecção pela chikungunya e dengue ao mesmo tempo e ainda um único mosquito pode carregar os dois vírus. A orientação para todos que possuam esses sintomas é procurar uma unidade de saúde, o quanto antes.