Veículos de Comunicação

Vacina Jovens

Três Lagoas deve vacinar 10,8 mil adolescentes

Imunização chega para jovens com idade entre 12 e 17 anos em MS

Adolescentes recebem com alegria e emoção 1ª dose da vacina - Reprodução/TVC
Adolescentes recebem com alegria e emoção 1ª dose da vacina - Reprodução/TVC

Acampanha de vacinação contra a Covid-19, em Três Lagoas, avança para uma nova etapa. Depois de atingir mais de 93% do público adulto vacinado com a primeira dose, o município iniciou, nesta semana, a vacinação em adolescentes sem comorbidades e tem, em frente, a tarefa de vacinar 10.818 moradores com idades entre 12 e 17 anos. Mais de 2,2 mil adolescentes já foram vacinados com a primeira dose.

A vacinação contra o coronavírus em pessoas com esta faixa etária já havia iniciada em junho. No entanto, só podiam ser imunizados aqueles que possuíam alguma comorbidade prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, esse público era composto por aproximadamente 100 adolescentes.
Este público recebe dose da vacina da Pfizer – único imunizante autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ao longo da semana, a faixa etária foi diminuindo.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado do país a vacinar os adolescentes em todos os municípios. “Vimos que algumas cidades iniciaram a imunização deste público de maneira isolada. Em nenhum Estado foi feito como aqui, em todos os municípios de uma só vez”. 

A coordenadora do Setor de Imunização, ligado à Secretaria Municipal de Saúde, Humberta Azambuja, pontua que os mais jovens devem estar atentos ao retorno para a segunda dose. “Estatisticamente, os mais idosos são mais hospitalizados e vão a óbito pela Covid-19, mas, nem por isso, os mais jovens devem relaxar. Estão sendo vacinados agora, mas só estarão completamente imunizados em setembro, ao receberem a segunda dose da vacina”, destaca.