Veículos de Comunicação

10

Três Lagoas registra 10% de casos de dengue notificados no Estado

Até o início de fevereiro foram notificados 2.370 casos suspeitos

Dez por centro dos casos de dengue registrados no Mato Grosso do Sul foram em Três Lagoas, segundo informações do Boletim Epidemiológico de Dengue, da Secretária Estadual de Saúde, referente a quinta semana do ano.

Até a primeira semana de fevereiro foram notificados 2.370 casos suspeitos de dengue. Somente entre o dia 1º a 7 desse mês, surgiram 500 novos casos.

A incidência de Dengue, a cada 100 mil habitantes em Três Lagoas é de 216,2, ou seja, o município notificou 237 casos da doença até essa data.

Dessas notificações 64 já foram confirmadas e 15 deram negativo, aguardam divulgação do exame 158 pacientes. De acordo com dados do Setor de Vigilância Epidemiológica.

“Temos uma grande dificuldade, só podemos coletar o exame para dengue a partir do oitavo dia que o paciente começa ter os sintomas, antes desse período o exame tem grande porcentagem de dar negativo. Mas muitos não voltam ao médico nessa data, porque já não estão melhores, Há décadas sofremos com esse problema na hora de contabilizar os casos”, explica a coordenadora do Setor, Adriana Louro Spazzapan.

BAIRROS

O bairro Vila Nova, pelo segundo ano seguido, lidera as estatísticas dos locais com mais casos de dengue no município. Esse ano também aparecem o Santa Luzia, Jupiá e Interlagos. No ano passado além do Vila Nova, a região central, São Carlos e Paranapungá.

ALERTA

Nem mesmo acabou o primeiro trimestre desse ano e Três Lagoas já notificou praticamente a metade dos casos de dengue contabilizados em 2014. No Estado, Campo Grande possui o maior número de suspeitas, 423, e incidência de 50,8.

Mas a cidade com maior incidência em MS é São Gabriel do Oeste, com 674, foram 162 notificações, para uma população de 24.035 habitantes.

MORTE

Mato Grosso do Sul registrou a primeira morte do ano por dengue. A cidade de Corumbá entra para essa triste lista. A vítima, segundo Secretária Estadual de Saúde, foi uma menina, de 12 anos, falecida no dia 21 de janeiro e, inicialmente, foi diagnosticada com meningite. A dengue só foi confirmada após exames.